Secretaria da Saúde lança plano para racionalizar uso de energia

05/06/01

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um manual de orientação para racionamento de energia. A publicação é direcionada a todos coordenadores e responsáveis pelas unidades da rede municipal de saúde e fornece instruções para que as unidades consigam atingir as metas de redução do consumo de energia estabelecidas pelo Governo Federal.

Com relação à iluminação, os serviços estão orientados a desativar parte das luminárias até atingir 60% da iluminação existente. Para isso, o coordenador da unidade deve traçar, em conjunto com o setor de manutenção, um plano de redução que estabeleça quais lâmpadas devem ser desativadas sem comprometimento das atividades desenvolvidas em cada ambiente.

A Secretaria da Saúde também substituirá lâmpadas externas incandescentes por lâmpadas de vapor de sódio. E orienta que as unidades utilizem, sempre que possível, luz natural e evitem lâmpadas acesas durante o dia. Além disso, funcionários de todas as unidades estão sendo orientados e alertados sobre a necessidade de redução de consumo.

Com relação ao uso de eletrodomésticos e equipamentos, a utilização dos autoclaves deve ser otimizada através da substituição, quando possível, por estufa ou da redução do seu uso com acúmulo do material a ser esterilizado.

Todos os aparelhos de ar-condicionado devem ser desligados no período de inverno. Só devem ser mantidos ligados os aparelhos em salas onde equipamentos exigem temperaturas controladas. Os funcionários das unidades também devem evitar uso de forno de microondas, cafeteiras elétricas, ebulidores, torneiras elétricas, chuveiros elétricos e ventiladores.

Nas unidades de saúde com internação, os banhos devem ser efetuados fora do horário de pico - entre 17h30 e 20h30 - e ter duração reduzida. Geladeiras e freezers devem ser abertos somente quando necessário e a temperatura interna destes aparelhos deve ser regulada de acordo com a estação do ano. Os freezers devem ser desligados após a campanha de vacinação, que ocorrerá em duas etapas - 9 de junho e 25 de agosto. As geladeiras de vacina não necessitam de regulagem, já quer possuem mecanismo automático.