Campinas discute solução para descarte de pneus

08/06/01

Na semana em que o mundo comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, a Secretaria da Saúde de Campinas ressalta a importância da destinação adequada de pneus que não estão mais em uso. A Secretaria integra, em conjunto com secretarias de outros municípios da região, Dir XII (Direção Regional de Saúde) e com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) a Comissão Regional de Controle da Dengue, que criou um grupo de trabalho que busca solução para o descarte inadequado das carcaças de pneu no meio ambiente.

O grupo realizou, em 22 de maio último, o Seminário Regional de Pneus Inservíveis e Saúde Pública, chamou atenção para a gravidade da situação e está colaborando para articulação das associações responsáveis pela produção e distribuição de pneus no Brasil para promover destinação ambiental adequada de pneus inservíveis.

No evento, ficou decidido que o grupo de trabalho faça um levantamento da quantidade de pneus inservíveis dispostos na região da Dir XII, que inclui Campinas e outros 41 municípios. O seminário também conseguiu que a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Pneus) documentassem o compromisso de solicitar, com urgência, ao Ministério do Meio Ambiente, a reedição da regulamentação 258/99 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O próximo encontro do grupo será em 21 de junho.

Os pneus desprezados na natureza têm um impacto importante sobre a saúde pública. Este material é, atualmente, o principal disseminador ambiental externo do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A disposição inadequada dos pneus no meio ambiente também provoca enchentes e influencia na ocorrência de outras moléstias, como a leptospirose. Além disso, os pneus quando queimados provocam poluição atmosférica e, novamente, causam problemas de saúde pública. Atualmente, no Brasil, são descartadas aproximadamente 40 milhões de carcaças de pneus por ano.

Dengue: Campinas tem 472 casos - Dados da Secretaria da Saúde de Campinas apontam que, neste ano, o município notificou 3277 casos suspeitos de dengue. Deste total, até a última quinta-feira, foram confirmados 472, sendo 382 autóctones, 74 importados, além de 16 que ainda estão em investigação. O coeficiente de incidência na cidade é de 39,48 por 100 mil habitantes. A região com o maior número de casos autóctones é a Sul, com 119, seguida da Sudoeste, com 100. A Norte tem 75, a Leste 58 e a Noroeste 30.