Infecção alimentar atingiu, pelo menos, 138 pessoas

11/06/01

Dados da Secretaria da Saúde de Campinas, apurados até a última sexta-feira (8 de junho), indicam que 138 pessoas foram acometidas pelo surto de infecção alimentar diagnosticado em 30 maio pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental). O surto pode ter sido ocasionado pela refeição distribuída pela empresa Janet Andery, contratada em esquema de urgência pela Prefeitura desde 7 de maio.

A alimentação - que incluía arroz, feijão, polenta e frango ao molho - foi distribuída, inclusive, para parte dos 430 trabalhadores que atuam no Mutirão da Cidadania da Prefeitura. A maioria dos cidadãos que adoeceram faz parte do Mutirão. Porém, há relatos de que familiares destes servidores também foram afetados pelo surto. Três pessoas tiveram que ser internadas. Os sintomas apresentados pelos pacientes foram dor abdominal, cólica intestinal, diarréia, dor de cabeça e mal-estar.

O contrato da Prefeitura com a Janet Andery foi suspenso até que esteja finalizado o inquérito que apura as causas do surto. A investigação depende de resultado de análises clínicas que estão sendo feitas pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. A Secretaria também avalia se outras atividades desenvolvidas atualmente pela cozinha da empresa podem ser mantidas.

Os primeiros exames realizados pelo Lutz Campinas não conseguiram apontar o agente que causou a infecção. Por isso, as amostras foram encaminhadas para São Paulo, onde o laboratório possui recursos necessários para concluir as análises. Os resultados devem estar prontos na próxima semana.

Os trabalhadores do Mutirão da Cidadania passaram a receber vale-refeição no valor de R$ 4. Eles trabalham 40 horas por semana e recebem entre R$ 300 e R$ 400.