Secretaria da Saúde promove evento sobre segurança alimentar em tempos de racionamento

25/06/2001

A Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) realizou, no último dia 21 no Salão Vermelho da Prefeitura, a palestra Economia de Energia e Segurança Alimentar.

A palestra foi feita pelo professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Lincoln de Camargo Neves, e abordou as possíveis conseqüências da atual crise de energia elétrica à conservação de alimentos perecíveis. Lincoln também falou sobre o dever do poder público e dos estabelecimentos que atuam no ramo de perecíveis de proteger a saúde da população. O evento foi direcionado a profissionais das vigilâncias sanitárias e a comerciantes que trabalham no ramo de alimentos perecíveis.

Secretaria da Saúde está na fase final da investigação do surto – A Secretaria da Saúde de Campinas aguarda resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo para finalizar o inquérito sobre o surto de infecção alimentar que atingiu funcionários da Prefeitura no final de maio. Os servidores, que atuam no Mutirão da Cidadania, passaram mal após receberem alimentação confeccionada pela empresa Janet Andery, contratada pela Administração em 7 de maio.

O surto atingiu parte 159 dos 400 trabalhadores do Mutirão. Três deles tiveram que ser hospitalizados. Os servidores que adoeceram receberam a refeição que continha arroz, feijão, frango ao molho e polenta. Eles apresentaram sintomas que incluíam diarréia, cólicas abdominais, náuseas e dores de cabeça.