Exames do Lutz apontam que alimento estava contaminado

27/06/2001

Resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz apontam que a refeição fornecida em 29 de maio último para servidores que trabalham no Mutirão da Cidadania, confeccionada pela empresa Janet Andery, estava contaminada com coliformes fecais, Staphylococcus aureus e Clostrídios sulfito redutores.

Os trabalhadores foram acometidos por um surto de infecção alimentar, diagnosticado pela Secretaria da Saúde em 30 de maio, após consumirem refeição que continha arroz, feijão, polenta e frango ao molho. O surto atingiu 178 servidores que apresentaram diarréias, cólicas intestinais, dores de cabeça, vômito e febre. Do total, três pessoas tiveram que ser internadas.

A empresa Janet Andery foi contratada em esquema emergencial pela Prefeitura e passou a fornecer as refeições em 7 de maio. O contrato foi suspenso imediatamente após a detecção do surto, quando equipes da Vigilância Sanitária do Distrito de Saúde Leste fiscalizaram o restaurante e detectaram que a cozinha não tem instalações e equipamentos adequados para funcionar como cozinha industrial, ou seja, não pode fornecer marmitex. Portanto, o fornecimento de refeições prontas para viagem – marmitex - foi suspenso, tanto para a Prefeitura quanto para qualquer outro consumidor.

É importante ressaltar que a Prefeitura tomou todas as providências assim que diagnosticou o surto, abriu sindicância para apurar os responsáveis pelo episódio e deve concluí-la nos próximos dias.