Campinas acumula 493 casos de dengue em 2001

29/06/2001

A Secretaria da Saúde recebeu, esta semana, resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz que confirmam mais 10 casos de dengue em cidadãos de Campinas. Com isso, o número de casos acumulados na cidade neste 2001 sobe para 493, sendo que 410 são autóctones – foram contraídos no próprio município -, 80 são importados e três ainda estão em investigação.

A região com o maior número de confirmações é a Sul – 124 casos -, onde estão localizados os jardins Novo São Fernando – 21 casos – e Santa Eudóxia – 23. A Vila Palmeira, que também pertence à região Sul, tem 16 casos confirmados.

A segunda região em número de casos é a Sudoeste, onde está localizado o bairro com o maior número de ocorrências em Campinas: o jardim Santa Lúcia, que tem 74 casos confirmados somente este ano.

A região Norte vem em terceira colocação no ranking. Naquela área está localizado o Jardim San Martin, bairro que tem 26 confirmações de dengue.

A região Leste tem 61 casos, sendo que a Vila Costa e Silva é o bairro campeão em ocorrências, com 16 confirmações, seguida da Vila Miguel Vicente Cury, com 10. Na região Noroeste, que tem 30 casos, o Jardim Campos Elíseos tem o maior número de casos: 10.

A Prefeitura vai intervir, durante os meses de frio, nos pontos de risco para infestação do mosquito da dengue, prosseguindo com o trabalho de limpeza e conservação da cidade. Levantamento da Secretaria da Saúde, que aponta locais de risco para a infestação do mosquito transmissor da dengue - Aedes aegypti -, mostra que, somente com relação a terrenos particulares, há 300 áreas que não são limpas em Campinas. Também foram mapeados prédios abandonados, córregos e demais locais considerados criadouros em potencial.

A Secretaria da Saúde também prossegue, durante o inverno, com a intervenção mecânica nos criadouros – locais que acumulam água parada e limpa e onde o mosquito se reproduz - e com a realização de campanhas educativas junto à comunidade. Também vai manter a investigação dos suspeitos e encaminhar para exames laboratoriais as amostras colhidas de pacientes que tenham febre a esclarecer. Além disso, a Secretaria tem estimulado a articulação entre as cidades da região para que o trabalho de enfrentamento da dengue extrapole as fronteiras municipais.