Semana do Meio Ambiente promove ações contra dengue

03/06/2002

Cidade tem confirmados, desde janeiro, 1.296 casos da doença

O Centro de Saúde e o Conselho Local de Saúde do DIC I promovem, de 2 a 8 junho, diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Dentre elas, estão incluídas ações educativas relacionadas à dengue.

As ações acontecerão nas escolas DIC I, Eduardo Barnabé, Emei Raio de Sol, Corrêa de Melo, Sargento Pedroso e Jardim Rosalina. As atividades foram viabilizadas por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde, de Educação e de Serviços Públicos de Campinas.

Notificações - Desde janeiro, a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou 1.296 casos de dengue em moradores da cidade. Do total, 1.088 são autóctones - quando a pessoa é infectada no próprio local de moradia - e 169 são importados. Outros 39 casos já confirmados estão sendo investigados para que se saiba se foram contraídos no próprio município ou em outras cidades.

A Prefeitura de Campinas tem somado cada vez mais esforços para enfrentar a epidemia de dengue que atinge a cidade. As visitas casa a casa em busca de possíveis casos da doença têm sido mantidas mesmo com a diminuição do número de casos. No período de pico da epidemia, em fevereiro e março, chegaram a ser confirmados, em média, 70 casos de dengue por semana. Atualmente, a média é de 42 confirmações por semana.

Orientação - As visitas domiciliares também incluem orientações aos moradores e atividades como cata-criadouros. Na região Sudoeste, a mais recente atividade neste sentido, realizada no Jardim Maria Rosa, resultou na remoção de 1,5 t. de entulhos. A ação incluiu a visita a 310 casas. Houve colaboração do Exército e do setor de limpeza da Prefeitura.
Nos Jardins Aeroporto, Filadélfia, Paraíso de Viracopos e Joaciara, todos na região Sudoeste, ações realizadas no último dia 11 incluíram 490 visitas domiciliares e remoção de 1.230 quilos de entulhos. Também houve colaboração do Exército e do setor de limpeza da Prefeitura.