Paidéia é referência para fundação inglesa que trabalha com saúde da família

04/06/2002

Médico inglês que representa Fundação inglesa esteve em Campinas para conhecer o programa que relatou como "inovador"

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu, nesta terça-feira (4 de junho), a visita do inglês Garth Manning. Ele é médico generalista e diretor do Programa de Desenvolvimento Internacional do Royal College of General Practitioners, fundação filantrópica que presta atendimento à saúde da família.

Manning veio conhecer o Programa Paidéia – Saúde da Família e esteve no Centro de Saúde Santa Lúcia para conferir como funciona o projeto. O CS Santa Lúcia tem implantadas 4 equipes ampliadas do Paidéia. No total, o CS atende a 49 mil habitantes na região Sudoeste de Campinas. Cada equipe do Paidéia é formada por agentes comunitários de saúde, médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e dentista. Equipes ampliadas ainda têm ginecologista e pediatra. Os cidadãos são atendidos nos centros de saúde e também em suas casas

O médico inglês gostou do que viu e disse que pretende relatar a experiência do Paidéia para todos os locais do mundo que visitar. "Devemos disseminar esta idéia. O caminho é esse", afirmou Manning. Ele disse ainda que o Paidéia é uma inovação porque acrescentou às equipes de saúde da família o agente comunitário de saúde. Para ele, isso proporciona uma visão mais abrangente do cidadão e muito rica enquanto envolvimento com a comunidade.

Na visita ao CS Santa Lúcia, Manning pode também apreciar o trabalho de pintura realizado por crianças da Fundação Orsa.

Volta ao índice de notícias