Laboratório do HMMG implanta controle de qualidade internacional

05/06/2002

O setor de hematologia do Laboratório de Patologia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti (HMMG), desde o início deste mês está integrado a um programa de comparação interlaboratorial ao lado de outros dezoito laboratórios em todo o mundo.

O programa, coordenado pela empresa Beckman Coulter Inc, de Miami, permite que o padrão de qualidade do laboratório do "Mário Gatti" mantenha-se dentro das exigências estabelecidas pelo Interlaboratory Quality Assurance Program.

Para fazer a avaliação, a empresa norte-americana, periodicamente, envia para o "Mário Gatti" amostras para análise. Esses materiais, cujos resultados são desconhecidos dos participantes do programa, são analisados pelo Laboratório do HMMG e os resultados obtidos são devolvidos para os EUA, onde é feita a comparação com os resultados enviados pelos demais laboratórios.

Daisy de Souza Araújo, gerente do Laboratório, explica que esse programa é uma garantia, tanto para o corpo clínico como para o paciente, de que o resultado dos exames será sempre exato.

A gerente lembra que o Laboratório atende o HMMG em jornada de 24 horas ininterruptas, sempre à disposição das UTIs, do Pronto-Socorro ou do Centro Cirúrgico, numa rotina que exige procedimentos rápidos e seguros.

Pioneirismo

Com 36 funcionários, entre técnicos de patologia clínica, auxiliares técnicos em patologia clínica, analistas clínicos e médicos patologistas, o Laboratório do HMMG, ao lado do Laboratório Municipal de Campinas, são os únicos na cidade que participam de programas de controle externo de qualidade, de alcance internacional.

"Nosso próximo passo, agora, é procurar participar de programas de avaliação externa da qualidade analítica para os outros setores analíticos do Laboratório", afirma a gerente.

Segundo ela, o programa escolhido deverá ser o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), que é supervisionado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e atende os demais setores analíticos do Laboratório.

Dayse de Souza Araújo argumenta, ainda, que essa prova de qualidade dos serviços do Hospital Mário Gatti é um indicativo de que, em muitos casos, o paciente do SUS pode ser melhor atendido nas instituições públicas do que os pacientes cobertos pelos planos privados de saúde. "Estamos trabalhando para valorizar e resgatar a qualidade do serviço público. Nosso hospital trabalha para se tornar um modelo de atendimento e qualidade. Portanto – finaliza a gerente - o Laboratório, como um serviço de apoio diagnóstico, não pode ficar fora deste movimento".