O setor de
hematologia do Laboratório de Patologia do Hospital Municipal
"Dr. Mário Gatti (HMMG), desde o início deste mês está
integrado a um programa de comparação interlaboratorial ao
lado de outros dezoito laboratórios em todo o mundo.
O programa,
coordenado pela empresa Beckman Coulter Inc, de Miami, permite
que o padrão de qualidade do laboratório do "Mário Gatti"
mantenha-se dentro das exigências estabelecidas pelo
Interlaboratory Quality Assurance Program.
Para fazer a
avaliação, a empresa norte-americana, periodicamente, envia
para o "Mário Gatti" amostras para análise. Esses
materiais, cujos resultados são desconhecidos dos participantes
do programa, são analisados pelo Laboratório do HMMG e os
resultados obtidos são devolvidos para os EUA, onde é feita a
comparação com os resultados enviados pelos demais laboratórios.
Daisy de Souza
Araújo, gerente do Laboratório, explica que esse programa é
uma garantia, tanto para o corpo clínico como para o paciente,
de que o resultado dos exames será sempre exato.
A gerente
lembra que o Laboratório atende o HMMG em jornada de 24 horas
ininterruptas, sempre à disposição das UTIs, do
Pronto-Socorro ou do Centro Cirúrgico, numa rotina que exige
procedimentos rápidos e seguros.
Pioneirismo
Com 36 funcionários,
entre técnicos de patologia clínica, auxiliares técnicos em
patologia clínica, analistas clínicos e médicos patologistas,
o Laboratório do HMMG, ao lado do Laboratório Municipal de
Campinas, são os únicos na cidade que participam de programas
de controle externo de qualidade, de alcance internacional.
"Nosso próximo
passo, agora, é procurar participar de programas de avaliação
externa da qualidade analítica para os outros setores analíticos
do Laboratório", afirma a gerente.
Segundo ela, o
programa escolhido deverá ser o PNCQ (Programa Nacional de
Controle de Qualidade), que é supervisionado pela Sociedade
Brasileira de Análises Clínicas e atende os demais setores
analíticos do Laboratório.
Dayse de Souza
Araújo argumenta, ainda, que essa prova de qualidade dos serviços
do Hospital Mário Gatti é um indicativo de que, em muitos
casos, o paciente do SUS pode ser melhor atendido nas instituições
públicas do que os pacientes cobertos pelos planos privados de
saúde. "Estamos trabalhando para valorizar e resgatar a
qualidade do serviço público. Nosso hospital trabalha para se
tornar um modelo de atendimento e qualidade. Portanto –
finaliza a gerente - o Laboratório, como um serviço de apoio
diagnóstico, não pode ficar fora deste movimento".