Secretaria de Saúde se reúne com Cetesb e Vigilância Sanitária Estadual para discutir ações em área contaminada pela Proquima

05/03/2002

Reunião será amanhã de manhã na regional da Cetesb em Campinas. Interdição dos poços e da nascente deve ocorrer na tarde desta quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Campinas participa amanhã de manhã de reunião, na sede da regional da Cetesb em Campinas, para discutir ações conjuntas que serão tomadas em relação à contaminação da área das Mansões Santo Antônio, localizada próxima ao Jardim Santa Cândida, na rua Hermentino Coelho, 908.

No local, durante vinte anos, esteve instalada a fábrica de recuperação de solventes Proquima, que contaminou o solo e a água do lugar. Porém, depois da desativação da empresa, o terreno foi vendido para a construtora Concima, que levantou três blocos de edifícios no local, sendo que um deles já está ocupado por moradores.

Na reunião estarão presentes representantes da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), do CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e da Visa Leste (Vigilância em Saúde do Distrito Leste), além de representantes da Cetesb e da Secretaria de Estado da Saúde.

Em pauta estarão assuntos como a interdição de dois poços e uma nascente situados em propriedades particulares nas imediações da área das Mansões Santo Antônio. A interdição deve ocorrer amanhã a tarde.

O solo e a água do local foram contaminados por resíduos de substâncias manipuladas pela Proquima, como clorofórmio, tetracloreto de carbono e tricloroetileno. As análises que apontam a contaminação foram realizadas pelo setor de química orgânica da Cetesb. O grau de contaminação ainda está sendo investigado.

Além das providências com relação à água, a Secretaria de Saúde de Campinas vai realizar exames nos trabalhadores que atuaram nas obras da Concima.