Prefeitura inicia processo de interdição de poços e nascente em área das Mansões Santo Antônio

06/06/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (6), o processo de interdição de dois poços e uma nascente localizados nas imediações do loteamento Mansões Santo Antônio. O água e o solo da área estão contaminados.

Profissionais da Visa Leste iniciaram também trabalho com moradores das redondezas para informá-los sobre a contaminação e esclarecer eventuais dúvidas. Eles ainda irão pesquisar se há mais poços ou outras nascentes na área.

No local esteve instalada, durante 20 anos, a empresa Proquima Produtos Químicos Ltda, que recuperava solventes e fabricava produtos de limpeza. Depois da desativação da fábrica, em 1996, o terreno foi adquirido pela construtora Concima. A empresa construiu três blocos de apartamentos na área sendo que um deles já está ocupado por 50 famílias.

Em razão da contaminação, a Cetesb determinou à Concima a interrupção das obras de terraplanagem, o isolamento físico de um dos blocos e a interrupção das vendas dos apartamentos. A construtora deve apresentar até o final de junho uma avaliação mais completa da contaminação e uma proposta de recuperação do local.

A Secretaria de Saúde também fará investigação clínico-epidemiológica e laboratorial dos trabalhadores expostos durante as obras da Concima. A investigação vai apontar se há necessidade de investigações adicionais junto à população.