Prefeitura lacra poços na região das Mansões Santo Antônio

12/06/2002

Medida é temporária e preventiva até
que se tenha resultado de segunda análise da água

A Prefeitura de Campinas lacrou, esta semana, dois poços e uma nascente na região das Mansões Santo Antônio, que fica numa área próxima ao Jardim Santa Cândida, na rua Hermentino Coelho, 908. Os poços e a nascente estão com lacre temporário e preventivo até que se saiba o resultado da segunda análise das amostras de água que está sendo realizada pela Cetesb.

No local, durante vinte anos, esteve instalada a fábrica de recuperação de solventes Proquima, que contaminou o solo e a água do lugar. Porém, depois da desativação da empresa, o terreno foi vendido para a construtora Concima, que levantou três blocos de edifícios no local, sendo que um deles já está ocupado por moradores.

Na última terça-feira (11 de junho), a Secretaria de Saúde enviou ofício à Concima solicitando listagem das pessoas que trabalharam nas obras e das empresas contratadas que desenvolveram serviços no local. O documento especifica que a Secretaria de Saúde é que deve fazer triagem das pessoas que farão exames.

A Cetesb já recebeu um segundo relatório da Concima com análise mais aprofundada sobre o grau de contaminação da área, avaliação de risco e proposta de remediação da área. Porém, o documento não foi fornecido à Secretaria de Saúde.

Na próxima terça-feira (18 de junho), as equipes da Secretaria de Saúde de Campinas que trabalham no caso estarão reunidas para definir os trabalhos na área de saúde. As equipes estão fazendo uma varredura pela região para verificar se existem outros poços ou nascentes. Além disso, os profissionais orientam a população para que consuma apenas água tratada. O bairro é abastecido pela Sanasa.