Campinas vacina menores de cinco anos contra a paralisia infantil

13/06/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, no próximo sábado (15 de junho), a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, quando todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a gotinha contra a poliomielite, independente de terem tomado doses anteriores.

Os pais devem levar o cartão de vacinação da criança porque também serão atualizadas as vacinas que estiverem em atraso. A vacinação é gratuita e a segunda etapa acontece em 24 de agosto.

Em Campinas, a meta é vacinar, pelo menos, 95% das 80.353 crianças menores de cinco anos. Para isso, a DIR 12 (Direção Regional de Saúde) disponibilizou 110 mil doses da vacina contra a paralisia infantil, além de 15 mil doses de DPT (Difteria, coqueluche e tétano), 14 mil de sarampo, 2 mil BCG (tuberculose), 14 mil doses da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e 60 mil doses contra hepatite B. No ano passado, a cobertura vacinal de Campinas foi de 95,2%.

Embora a paralisia infantil esteja erradicada do Brasil, ela ainda ocorre em outros países do mundo. Por isso, é necessário mantermos as campanhas de vacinação, única maneira de impedir a reintrodução da doença no país. E por isso, é muito importante que todas as crianças sejam vacinadas.

Contingente – Perto de 1.400 pessoas estarão trabalhando na Campanha em Campinas, quando serão disponibilizados 267 postos de vacinação. Os postos estarão instalados nos Centros de Saúde e em escolas, igrejas e outros estabelecimentos. A zona rural vai ser percorrida pelos postos volantes. A Secretaria estará disponibilizando os endereços nesta sexta-feira (14 de junho).

Saiba mais sobre a poliomielite – A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada por um vírus. É uma doença contagiosa e os sintomas iniciais são febre, mal estar, dor de cabeça, desinteria e rigidez de nuca acompanhada ou não de paralisia. Cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença.

Festança na rede – Os Centros de Saúde 31 de Março, Santa Lúcia, Perseu Leite de Barros e Valença vão receber as crianças para a vacinação com festa e outros eventos.

No Santa Lúcia haverá festa junina, com apoio da Fundação Orsa. A festa vai ocorrer durante todo período da vacinação, que vai das 9h às 17h. Haverá barracas típicas, quadrilha da terceira idade – com o grupo Terceira Idade Feliz -, shows de música, declamações e encenação de poesias e exposição de pinturas das crianças da Fundação Orsa. O CS Santa Lúcia fica na rua Henrique Torres, 125.

No Perseu, as crianças também vão ser recebidas com festa junina, organizada por agentes comunitários de saúde com colaboração de outros profissionais do CS. Haverá barracas e músicas infantis. O local estará decorado com motivos de festa junina. A expectativa é que 1 mil crianças sejam vacinadas no CS Perseu, que fica na avenida Paulo Provenza Sobrinho, 1580.

No CS 31 de Março, a equipe de profissionais vai trabalhar com o slogan: Galerinha, dia 15 de junho marque um gol contra a paralisia infantil. Haverá um posto de vacinação no CS e os profissionais ainda vão circular na área rural com um posto volante. O Mac Donald do Galleria Shopping vai fornecer um espaço e lembrancinhas para as crianças que serão vacinadas lá. Além disso, o CS 31 de Março terá um Zé Gotinha caracterizado com a camisa da Seleção Brasileira. O CS 31 de Março fica na rua Carlos Serra do Amaral, s/n.

No CS Valença, durante todo dia, haverá um bazar beneficente para arrecadar fundos para a festa julina que ocorrerá em 6 de julho. A expectativa é vacinar mais de 1.500 crianças. O CS Valença fica na rua 25, 20, no Valença 1.

Veja aqui os locais de vacinação.

Volta ao índice de notícias