Clima seco e casos urgentes aumentam a procura pelo PS do Hospital Mário Gatti

13/06/2002

O atendimento no Pronto-Socorro (PS) Adulto do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" atingiu uma marca histórica nesta segunda-feira, dia 10. Foram 1.027 pacientes atendidos com um tempo de espera médio em torno de duas horas. Neste ano, a média de atendimento nas segundas-feiras é de 600 pacientes.

Segundo Marilene Wagner, gerente do PS Adulto, os motivos desse grande movimento na segunda-feira podem ser creditados ao clima seco, que faz crescer o número de doenças respiratórias, além de uma grande incidência de casos urgentes provocados por acidentes e problemas cardíacos.

Ela conta que, nessa segunda, a procura por atendimento médico também foi grande nos outros hospitais da cidade. "Trabalho aqui faz muitos anos e nunca vi um movimento como esse", afirma ela.

A gerente lembra que no momento mais crítico dessa segunda-feira os médicos chagaram a prestar atendimento a uma paciente dentro do seu veículo, uma vez que não havia mais espaço dentro do PS, nem macas suficientes para todos.

"O importante é que todos se desdobraram, formamos uma força-tarefa e ninguém ficou sem atendimento. Assim como eu, muitos colegas dobraram a jornada e só lembraram de se alimentar no final da noite", testemunha Marilene.

Classificação de risco

Hoje, o Pronto-Socorro do "Mário Gatti" atende a uma média de 16 mil pacientes por mês. Desse volume, cerca de 90% são pacientes que recebem cuidados clínicos e são liberados. O restante permanece no hospital, o que propicia um grande volume de internações e procedimentos médicos.

A gerente do PS ressalta que, a "Classificação de Risco", implantada no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" dentro do Programa de Humanização, é uma ferramenta importante para que, nesses casos de pico, a demanda seja atendida com base em referências clínicas e não burocráticas.

A "Classificação de Risco" é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Nos casos de urgência, o atendimento é imediato, sem nenhuma espera.