Campinas discute o controle da dengue no município

17/06/2002

Para ampliar a discussão sobre o controle da dengue em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, no próximo 27 de junho, o seminário "O Controle da Dengue em Campinas – um Encontro para Análises e Propostas". O local do evento, que acontece a partir das 8h, ainda está sendo definido.

Além de profissionais da Secretaria de Saúde, o evento terá participação de integrantes das secretarias de Serviços Públicos e de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

O superintendente da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), Luiz Jacintho da Silva, está entre os palestrantes que farão análise do projeto de controle da dengue desenvolvido por Campinas. Esta pauta também terá participação de docentes das faculdades de Medicina e de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Um outro ponto de discussão será a epidemia de dengue na região Sul de Campinas, que é o local onde estão concentrados a quase totalidade dos casos. Dos 1340 casos confirmados em Campinas este ano, 761 são da região Sul, mais especificamente do Jardim Campo Belo, que fica na área de abrangência do CS São Domingos. O controle do mosquito e educação e comunicação em dengue também serão debatidos.

Além de representantes da Secretaria de Saúde de Campinas, também estão sendo convidados para o evento dois representantes de cada município da microrregião da DIR 12, e profissionais da própria DIR 12 (Direção Regional de Saúde), do Instituto Adolfo Lutz, Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e CVE (Vigilância Epidemiológica Estadual).

As inscrições podem ser feitas até 25 de junho, no Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde pelo fone/fax 3236 2089. Os interessados devem indicar duas opções de oficina de trabalho, sendo que cada uma delas terá 50 vagas.

Números – Campinas confirmou, este ano, 1.340 casos de dengue, sendo 1.142 autóctones, 172 importados e 26 ainda estão em investigação. A Secretaria de Saúde investiga se a morte de um homem de 23 anos, ocorrida no último dia 27, foi causada por dengue hemorrágica. Ele era morador do Jardim Campo Belo, onde já foram confirmados mais de 100 casos de dengue com algum sinal de gravidade ou algum sintoma de dengue hemorrágica. Se for confirmada, esta será a primeira morte pela doença este ano na cidade. Até ser registrada esta ocorrência, todos os casos graves de dengue foram tratados e evoluíram para cura.