Prefeitura inicia investigação dos trabalhadores que atuaram nas obras das Mansões Santo Antônio

18/06/2002

Até o momento, Secretaria da Saúde recebeu
da Concima fichas de 64 trabalhadores

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (18 de junho), o estudo das fichas de 64 trabalhadores que estiveram expostos durante as obras da Concima na área das Mansões Santo Antônio. As fichas foram entregues pela construtora, nesta segunda-feira (17), à Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde.

O estudo dá o pontapé inicial ao processo de investigação clínico-epidemiológica e laboratorial dos trabalhadores. Serão priorizados aqueles que estiveram em maior contato com o solo, nas fundações. A investigação vai apontar se há necessidade de investigações adicionais junto à população.

No local esteve instalada, durante 20 anos, a empresa Proquima Produtos Químicos Ltda, que recuperava solventes e fabricava produtos de limpeza. Depois da desativação da fábrica, em 1996, o terreno foi adquirido pela Concima. A empresa construiu três blocos de apartamentos na área sendo que um deles já está ocupado por 50 famílias.

Cadastramento – A Secretaria de Saúde também vai rastrear e cadastrar todas as chácaras instaladas nas proximidades das Mansões Santo Antônio. As questões que constarão no cadastramento serão definidas esta semana. A população será informada sobre o levantamento.

Água – A Secretaria de Saúde ainda vai monitorar a qualidade da água tratada que abastece a região das Mansões. Para isso, serão coletadas amostras da água que abastece o prédio já habitado, da água da saída da ETA de Sousas, da água de uma das chácaras onde foram interditados poços e de algum prédio semelhante e onde não haja indústrias nas proximidades.

A água não tratada também será monitorada. Todos os poços e nascentes daquela região serão identificados e amostras da água serão encaminhadas para análises. Os exames serão feitos no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Para isso, a Secretaria está estabelecendo o protocolo e o fluxo com o laboratório.

A Prefeitura está solicitando cópia dos relatórios preparados pela Concima e entregues à Cetesb com análise mais aprofundada sobre o grau de contaminação da área, avaliação de risco e proposta de remediação da área.