Prefeitura de Campinas intensifica medidas para controle da raiva animal

19/06/2002

Agentes comunitários de saúde serão treinados para fazer inquérito epidemiológico e realizar cadastramento de propriedades rurais

Na próxima segunda-feira (24 de junho), equipes da Secretaria de Saúde de Campinas se reúnem para discutir intervenções que estão sendo adotadas para enfrentar epizootia de raiva em herbívoros na região Leste da cidade. Na reunião estarão presentes funcionários da Zoonoses, da Visa (Vigilância em Saúde) do Distrito Leste, do Centro de Saúde Taquaral.

Também na semana que vem, na quarta-feira (26 de junho), agentes comunitários de saúde passam por treinamento que irá capacitá-los para fazer inquérito epidemiológico de raiva e para realizar cadastramento de propriedades rurais da região de abrangência do CS Taquaral. Eles também receberão orientações sobre como proceder no caso de colônias de morcegos.

Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros – bovinos, eqüinos, suínos e ovinos - desde 2000, quando a doença atingiu animais na região de Joaquim Egídio. Em 2001, a doença atingiu também Souzas e a área rural do Taquaral e o município confirmou 30 casos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos.

Em 2002, já foram confirmados 21 casos, todos em herbívoros. A maioria foi confirmada na região do Taquaral, nos bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

O controle da raiva dos herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre epizootia a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.