Prefeitura de Campinas orienta mulheres para que elas tenham sucesso na amamentação

19/06/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, proporciona assistência integral à saúde das suas gestantes, orientando-as inclusive para que elas tenham sucesso na amamentação. As vantagens do leite materno e as orientações sobre o aleitamento são passadas para as futuras mamães já na gravidez.

Após o nascimento, as mamães contam com um serviço que existe especialmente para acolhê-las e orientá-las sobre o aleitamento e para colher o leite caso elas queiram doá-lo. É o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas.

Nesta quinta-feira (19), profissionais de saúde que trabalham em hospitais de Campinas e estejam interessados em se informar sobre os aspectos técnicos do banco de leite e sobre o impacto do banco de leite na UTI neonatal podem participar de evento que ocorre às 17h no Anfiteatro do Hospital Samaritano de Campinas.

A pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, vai falar sobre a parte técnica do banco. O impacto do banco de leite na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal será abordado por Roseli Kalil, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas foi criado em 1993 por meio de parceria entre Secretaria de Saúde e Maternidade de Campinas. Além de promover e incentivar o aleitamento materno, o serviço realiza atividades de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano no município.

Portanto, mulheres que necessitem de orientação sobre amamentação, estejam com problemas nas mamas no período de lactação ou queiram doar seu leite devem entrar em contato com a unidade pelo telefone 3731 6039 ou no 5o andar da Maternidade, que fica na avenida Orosimbo Maia, 165. O atendimento é gratuito.