Prefeitura amplia assistência à saúde dos cidadãos da região Sul da cidade

20/06/2002

No próximo sábado, o Programa Paidéia – Saúde da Família,
inaugura o PS São José e a Unidade de Saúde da Família do Oziel

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, está ampliando a assistência à saúde dos cidadãos que moram na região Sul de Campinas. Neste sentido, no próximo sábado (22 de junho), a Secretaria de Saúde inaugura o novo PS (pronto-socorro) São José e a Unidade de Saúde da Família do Oziel.

O novo PS, que está localizado na rua Bertoldo Fernando de Castro, s/n, ao lado da Escola Estadual Terezina da Fonseca Pares, no Jardim das Bandeiras 2, é referência para a região do Carvalho de Moura, São Domingos, São José e Itatinga. O PS acolhe, em média, 400 pessoas por dia.

A inauguração será as 10h de sábado, com festa junina na rua, e terá, presença da prefeita Izalene Tiene.

O Pronto-Socorro funciona como retaguarda para os equipamentos de saúde instalados naquela região, atendendo a casos considerados graves como vítimas de acidentes de automóvel e atropelamentos, ou pessoas com traumas e fraturas, por exemplo.

Além disso, o paciente também deve procurar o PS quando os Centros de Saúde ou Módulos de Saúde da Família não estejam abertos, se apresentar febre alta, dor forte, diarréia e vômito, enfim problemas que precisem de cuidados médicos imediatos.

É importante ressaltar que quando o PS é utilizado de maneira inadequada, corre-se o risco de esgotar sua capacidade de atendimento e comprometer o atendimento a pacientes que realmente necessitam do atendimento rápido.

Módulo Oziel

Antes da inauguração do PS, no mesmo sábado, às 8h30, a Prefeitura inaugura também a Unidade de Saúde da Família Oziel. A unidade, que fica na avenida 2, número 1, vai atender a 3.500 famílias daquela região.

A unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia - Saúde da Família. A equipe da unidade Oziel é composta, atualmente, por dois médicos de família, dois dentistas, dois enfermeiros de família, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Até que seja inaugurada a Unidade de Saúde da Família do Monte Cristo, a unidade do Oziel vai atender, além das famílias do Oziel, as famílias do Jardim Monte Cristo. A unidade do Oziel já iniciou parte de suas atividades e tem atendido, em média, 150 pessoas por dia. Os agentes de saúde da unidade, que são pessoas da própria comunidade, estão percorrendo o bairro para conhecer as famílias. Alguns pacientes também já estão sendo acompanhados em casa.

Também são desenvolvidas, pela equipe da unidade, ações de saúde coletiva como atividades educativas em grupo, atividades físicas, ações nas creches, escolas e asilos, além de ações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente, como controle de pragas, dengue e disposição adequada do lixo, entre outras.

Já estão formados grupos de gestantes, de portadores de deficiências e seus cuidadores, de saúde mental e de desnutridos. Eles são atendidos no salão da igreja do bairro. Os grupos estão abertos a todos que necessitarem.

Para todas estas atividades darem certo, no entanto, mais que contar com a unidade e seus profissionais é necessário participação da comunidade.

A assistência à saúde pública na região do São José

Os cidadãos que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) na região do São José, São Domingos, Carvalho de Moura e Itatinga, vão contar, em breve, com outros três Módulos de Saúde da Família – Monte Cristo, Nova América e Jardim Fernanda.

Além disso, eles já contam com os Centros de Saúde Carvalho de Moura, São José , São Domingos e Itatinga, além do PS São José.

O Centro de Saúde realiza todos os procedimentos que são feitos na Unidade e mais alguns exames, como o eletrocardiograma, por exemplo. No CS São José, há uma equipe de saúde mental estruturada para atender aos casos mais graves e dar suporte às equipes de saúde da família da região.