Prefeitura de Campinas inicia cadastramento de propriedades na região das Mansões Santo Antônio

20/06/2002

O levantamento começa na próxima segunda-feira (24)
e inclui orientação aos moradores

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (24 de junho), o cadastramento de todas as residências localizadas próximas à área das Mansões Santo Antônio.

O objetivo da Secretaria de Saúde é obter dados sobre os moradores – como tempo de moradia no local, por exemplo - e saber também se eles utilizam água que provém do solo, como água de poço ou de nascente, para uso pessoal e para irrigação de plantas.

No local, durante vinte anos, esteve instalada a fábrica de recuperação de solventes Proquima, que contaminou o solo e o lençol freático do lugar. Porém, depois da desativação da empresa, o terreno foi vendido para a construtora Concima, que levantou três blocos de edifícios no local, sendo que um deles já está ocupado por moradores. A contaminação já ultrapassou a área do terreno da construção, atingindo distância de quase 200 metros.

Durante o levantamento, o moradores serão informados sobre a contaminação do local e serão também orientados a consumir somente água tratada.

Na sexta-feira da semana que vem (28 de junho), profissionais da Secretaria de Saúde se reúnem com funcionários do CVS (Vigilância Sanitária Estadual) e do CVE (Vigilância Epidemiológica Estadual), na Visa Leste. A Secretaria de Saúde vai informá-los sobre a contaminação e sobre as providências que estão sendo tomadas. O CVS está propondo apoiar e auxiliar no trabalho.