Centro de Saúde Florence implanta projeto "Violência 0 – Saúde 10"

25/06/2002

Ações têm objetivo de diminuir violência no ambiente de
trabalho da saúde e, conseqüentemente, na própria comunidade

O Centro de Saúde Florence, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, tem avançado na implantação de ações que visam diminuir o risco de eventos de violência no ambiente de trabalho da saúde e em outros locais públicos, como escolas.

Desde o final do ano passado, funcionários do Centro de Saúde, em parceria com Secretaria de Educação, Guarda Municipal, Conselho Local de Saúde e Associações de Moradores estão colocando em prática o projeto "Violência 0 – Saúde 10".

O projeto consiste numa série de ações coletivas e sociais que envolvem a população daquele local e dão ênfase a atividades coletivas direcionadas aos jovens. Já estão formados grupos de balé, caratê e futebol e centros de vivência que desenvolvem oficinas de pintura e cinema, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde Florence, Maria Aparecida de Fátima Cardoso, a solução para os problemas da violência vão além de colocar policiais para guardar os locais públicos. "É necessário mais. É preciso buscar outros caminhos que envolvam a comunidade e que tenham foco em vários pontos. A nossa experiência aqui já apresenta bons resultados", diz Fátima.

Em 6 de julho, o CS Florence, em parceria com estes grupos da comunidade local, vão realizar uma festa julina. A festança é mais uma ação do "Violência 0 – Saúde 10" e terá apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos formados por meio do projeto.

Volta ao índice de notícias