Campinas vacina menores de cinco anos contra a poliomielite no próximo sábado, 14 de junho

09/06/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar, no próximo sábado, 14 de junho, pelo menos 95% das crianças de Campinas menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil (Poliomielite). De acordo com dados da Fundação Seade, o município tem 75.063 cidadãos nesta faixa etária. Esta é a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança, já que também serão atualizadas as vacinas em atraso. As doses são gratuitas e estarão disponíveis em mais de 200 postos fixos e volantes espalhados pela cidade. Mesmo as crianças que já tomaram várias doses anteriormente devem ser levadas aos postos e nas duas fases da Campanha que, neste ano, ocorre em 14 de junho e 23 de agosto.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, ressalta a importância das crianças serem levadas para tomar a vacina. Ela explica que, embora a paralisia infantil não ocorra mais em Campinas e no Brasil há
alguns anos, a doença ainda atinge crianças de vários outros países do mundo.

"Por este motivo, e pela facilidade que as pessoas têm atualmente de circular de um país para outro, o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil é muito presente. E a vacinação é a única maneira de garantir que o país continue livre da doença", diz Brigina.

A poliomielite está erradicada no Brasil. O registro dos últimos casos confirmados é de 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No estado de São Paulo, o último caso ocorreu em 1988, em Teodoro Sampaio.

No ano passado, a Prefeitura de Campinas vacinou, em cada uma das fases da Campanha, 84% das crianças menores de cinco anos. Desde 2001, a meta considerada satisfatória é de 95% da população nessa faixa etária. A vacina não tem contra-indicação.

Volta ao índice de notícias