Zé Gotinha visita Campinas nesta sexta-feira, 13 de junho

12/06/2003

Objetivo é lembrar as pessoas que neste sábado, 14 de junho, todas as crianças menores de 5 anos devem ser conduzidas ao posto de vacinação para tomar a gotinha contra a paralisia infantil

Campinas recebe nesta sexta-feira, 13 de junho, a visita do Zé Gotinha. O personagem vem à cidade com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a paralisia infantil que ocorre das 8h às 17h deste sábado, 14, em todo País.

O Zé Gotinha vai sair às 13h30 do Distrito de Saúde Leste, que fica na rua Bandeirantes, 267, no Cambuí e irá circular pela rua 13 de Maio e por alguns outros locais centrais da cidade. O itinerário termina no Terminal Central.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças campineiras menores de 5 anos. De acordo com dados da Fundação Seade, o município tem 75.063 cidadãos nesta faixa etária. Esta é a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A segunda ocorre em agosto.

Para esta primeira etapa da campanha, a Prefeitura de Campinas irá disponibilizar 277 postos de vacinação, sendo 154 fixos e 123 volantes. Os postos estarão instalados nos Centros de Saúde e em escolas, igrejas e outros estabelecimentos. A zona rural vai ser percorrida pelos postos volantes. Os endereços estão disponíveis neste Portal e ainda podem ser obtidos pelo telefone 156.

A vacina é gratuita e não tem contra-indicação. E mesmo quem já tomou a gotinha em vários anos deve repetir a dose. É necessário apenas levar a carteira de vacinação, porque as doses de outras vacinas em atraso serão atualizadas. Quem não tiver o documento, deve comparecer ao posto de vacinação da mesma forma porque vai receber uma carteira no ato da vacinação.

Saiba mais sobre a poliomielite – A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada por um vírus. É uma doença contagiosa e os sintomas iniciais são febre, mal estar, dor de cabeça, disenteria e rigidez de nuca acompanhada ou não de paralisia. Cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Campinas, no Brasil e em Campinas, como não são confirmados casos há alguns anos, a poliomielite é considerada erradicada. No entanto, para manter esta condição, é necessário manter as Campanhas, já que a vacinação é a única maneira de evitar a doença.

Volta ao índice de notícias