Campinas vacina mais de 60 mil contra poliomielite

16/06/2003

Volume de doses corresponde a 81,15% das crianças menores de cinco anos da cidade

De Norte a Sul de Campinas, cidadãos com menos de 5 anos lotaram no último sábado, 14 de junho, os postos de vacinação para tomar as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. A data marcou a primeira fase da Campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. A segunda etapa ocorre em 23 de agosto.

Dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 60.912 cidadãos tomaram a vacina nos 277 postos fixos e volantes espalhados pelo município no sábado. O total corresponde a 81,15% do total de campineiros nesta faixa etária. Dois centros de saúde ainda não fecharam os dados da campanha.

E as doses continuam a ser aplicadas em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde do Paidéia pelo menos até a próxima quarta-feira, 18 de junho, e não custam nada. Também estão sendo aplicadas outras vacinas nas crianças com carteira de vacinação em situação de atraso.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, no mínimo, 95% da população com menos de cinco anos. De acordo com a Fundação Seade, atualmente Campinas tem 75.063 cidadãos nesta faixa etária.

No Centro de Saúde do Jardim Esmeraldina, Região Sul, as equipes de saúde promoveram a vacinação encantada. Os funcionários do serviço trabalharam vestidos com fantasias de contos de fadas e distribuíram guloseimas para as crianças. No Módulo de Saúde do Jardim Monte Cristo, as crianças encontraram personagens do Walt Disney como Mickey e Minnie.

"É preciso garantir que nossos filhos estejam protegidos", disse a dona de casa Nilda Braga, que, acompanhada do marido, Francisco, foi na manhã de sábado até o Centro de Saúde do São José, Região Sul, levar o filho Gabriel para tomar as gotinhas. "Tem pai que não vem. Mas eu faço questão de trazer o menino porque tenho certeza de que as vacinas são importantes para evitar que ele fique doente", disse Francisco.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) da Prefeitura de Campinas lembra que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil e diz que, embora não sejam registrados mais casos em Campinas, somente as campanhas podem garantir que a doença não volte a acometer as crianças da cidade e do País.

"A vacina não tem contra-indicação e não provoca nenhum efeito colateral. Mesmo as crianças com febre ou diarréia devem tomar as gotinhas " diz a enfermeira sanitarista. Brigina lembra ainda que é necessário que toda criança com menos de cinco anos repita a dose contra a paralisia infantil anualmente e nas duas fases da Campanha. E reforça: "a campanha vai até quarta-feira, 18, em todos os centros de saúde e é gratuita".