Saúde fará cadastramento de consultórios odontológicos

17/06/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia ainda neste mês de junho o cadastramento dos consultórios odontológicos instalados na cidade. O trabalho começa pela Região Leste, que inclui bairros como Taquaral, São Quirino e Centro da cidade entre outros.

O objetivo dessa coleta de dados é, entre outras coisas, regulamentar e fiscalizar o funcionamento dos consultórios odontológicos na cidade.

A iniciativa pretende, ainda, desenvolver um trabalho de conscientização, por meio de ações educativas, junto a profissionais e usuários. Entre as metas da Secretaria de Saúde está a redução dos riscos de contaminação por doenças como herpes, hepatite B e hepatite C e pelo vírus HIV.

Serão desenvolvidas palestras e cursos de capacitação. A campanha pretende abordar o profissional de odontologia no momento da concessão do pedido de alvará.

De acordo com a Visa Leste (Vigilância em Saúde do Distrito Leste), somente na abrangência da região Leste, existem 377 consultórios cadastrados e outros 290 para serem regularizados.

Além disso, de acordo com o dentista Mauro José Silva Aranha, da Vigilância Sanitária do Distrito Leste, a expectativa é que existam cerca de quatrocentos equipamentos odontológicos que não estão cadastrados nem em situação de regulamentação.

"Com o cadastramento, queremos também identificar estes locais e convocar os proprietários a regularizar a situação", disse Mauro.

O dentista explica que no momento da esterilização do equipo é preciso obedecer normas de procedimento, como esterilização e acondicionamento das ferramentas odontológicas. Também serão observadas condições das cadeiras e dos protetores do equipo, que devem ser envolvidos com papel alumínio ou filme de PVC.

Volta ao índice de notícias