Campinas intensifica ações contra a dengue na divisa com Hortolândia e Sumaré

20/06/2003

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas iniciam na próxima terça-feira, 24 de junho, uma operação de combate à dengue nas áreas de divisa com os municípios de Sumaré e Hortolândia.

O trabalho inclui arrastões, busca de casos suspeitos (pessoas com sintomas da doença), limpeza e colocação de telas em caixas d’água, pesquisa para verificar se há presença de larvas do mosquito Aedes aegypti (que transmite o vírus da dengue), aplicação de larvicida biológico, controle dos pontos de risco e ações de conscientização com a população.

Pontos de risco são ferros-velhos, borracharias, sucateiros e outros locais que, pela natureza de sua atividade, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A operação será efetuada por agentes de saúde, técnicos da vigilância em saúde, ajudantes e supervisores de controle ambiental. Todos os profissionais são do Distrito de Saúde Norte. As cidades de Hortolândia e Sumaré também irão desenvolver, ao mesmo tempo, ações em seus respectivos territórios.

De acordo com a supervisora das ações de combate à dengue da Prefeitura de Campinas, a psicóloga Fernanda Borges, a divisa entre Campinas, Hortolândia e Sumaré é uma área avaliada como de risco. Fernanda explica que naquela região, devido ao acúmulo de materiais que podem acumular água, como pneus, latas, vazilhas e entulhos, o risco da proliferação do mosquito é maior.

"Além disso, é uma região que requer ações em conjunto com outros municípios para que o resultado seja mais eficaz", afirma a psicóloga.

Ações de Norte a Sul

Além do trabalho com enfoque na divisa com Hortolândia e Sumaré, a Secretaria de Saúde de Campinas promove, na próxima semana, arrastões contra a dengue em todas regiões da cidade. Na segunda-feira, 23, as atividades ocorrem na área do Centro de Saúde Sousas, na Região Leste. Na terça, 24, na abrangência do Centro de Saúde Anchieta, Norte. Quarta-feira, 25, os trabalhos acontecem no Balão do Laranja, Região Noroeste, e na quinta, 26, na área do Centro de Saúde do Jardim Aeroporto. Sexta-feira, haverá arrastão nos bairros que ficam na abrangência no Centro de Saúde Esmeraldina, Região Sul.

Desde janeiro de 2003, a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou 438 casos de dengue, sendo 370 autóctones, 68 importados. A incidência no município é de 43,01 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Volta ao índice de notícias