Vacinação contra a paralisia infantil termina neste sábado, 21 de junho

20/06/2003

Crianças de Campinas com idade até cinco anos ainda têm amanhã (21 de junho) para tomar a gotinha que protege contra a paralisia infantil. Para isto, basta procurar algum dos Centros de Saúde da cidade que abrem aos sábados – Centros de Saúde Capivari, Dic I, Florence, Aurélia, Santa Lúcia, São José, São Quirino, Valença, Ipê, Vila Rica e Vista Alegre.

A vacina é gratuita e, mesmo quem já tomou várias doses da vacina em anos anteriores deve repetir a dose. Na oportunidade, também será possível atualizar a carteira de vacinação.

A estratégia é parte da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, do Ministério da Saúde, realizada em todo País no último sábado (14 de junho).

Em Campinas, porém, a meta de vacinar 95% das crianças nesta faixa etária não foi alcançada. No dia, 81,15% da população de Campinas, ou seja 60.912 cidadãos com idade até 5 anos compareceram aos postos de vacinação. E, por isso, a vacinação foi prorrogada por toda esta semana.

De acordo com a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental de Campinas, é muito importante que as crianças tomem a vacina todos os anos, e nas duas etapas da Campanha.

"O objetivo das campanhas é a proteção coletiva, em massa. E esta estratégia é a única maneira de garantir que a doença não volte a ocorrer em Campinas e em todo País", diz Salma.

Embora a paralisia infantil já não ocorra no Brasil há alguns anos, ela ainda atinge crianças de vários países do mundo. Por este motivo, e pela facilidade que as pessoas têm atualmente de circular de um país para outro, o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil é muito presente. E a vacinação em massa é a única maneira de evitar que a doença volte a acometer cidadãos brasileiros.

Volta ao índice de notícias