Saúde conclui capacitação para controle de pragas

23/06/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde do Distrito Sul, conclui nesta quarta-feira, dia 24, o processo de capacitação dos agentes comunitários de saúde e dos núcleos de saúde coletiva nas ações de controle integrado de pragas e de saneamento ambiental.

O treinamento, iniciado no último dia 15, envolve todos os agentes comunitários das unidades básicas de saúde. As aulas teóricas, ministradas pela veterinária Andréa Von Zuben e pelo engenheiro sanitarista Márcio Lobo, são baseadas em relatos reais dos problemas mais freqüentes de pragas e saneamento ambiental.

Na primeira semana do mês de julho as unidades de Saúde receberão o Manual de Controle de Pragas, elaborado pela veterinária Andréa, com colaboração da bióloga Maria Geralda Rodrigues de Almeida e do técnico químico Emerson de Lira.

O Manual aborda a biologia das pragas mais encontradas no ambiente urbano, seus aspectos ecológicos e, com linguagem didática, sugere medidas de saneamento dos problemas no nível da abordagem dos agentes comunitários de saúde.

O objetivo da capacitação, que faz parte do plano de descentralização das ações básicas de vigilância sanitária e ambiental do Distrito de Saúde Sul, é aumentar a eficácia do atendimento das ocorrências relacionadas ao assunto, especialmente na orientação via telefone (156).

Volta ao índice de notícias