Vila Costa e Silva vai abrigar evento sobre meio ambiente

24/06/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta terça-feira, 24 de junho, um dia de discussão com a comunidade da região Leste da cidade para abordar o tema Meio Ambiente, com enfoque para a água de consumo.

O evento inaugura o Centro de Convivência Itinerante e ocorre das 8h às 17h, na Paróquia São Benedito, na rua dos Iguás, 26, na Vila Costa e Silva. A abertura contará com a presença da secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

O Centro de Convivência Itinerante é um grupo de discussão de assuntos de interesse da comunidade e faz parte da ação intersetorial dos Centros de Saúde Taquaral e Costa e Silva.

A idéia dos organizadores do evento é conscientizar a população sobre os riscos que o consumo da água de nascentes pode trazer para a saúde do homem. De acordo com a técnica de alimentos Eliane Anichiarico, da Visa Leste (Vigilância em Saúde), a discussão sobre as fontes alternativas de água foi escolhida devido à existência de duas minas d’água nos bairros Vila Nogueira e Alto Taquaral, ambas contaminadas por coliformes fecais.

Apesar de a Prefeitura já ter lacrado as minas várias vezes, a população continua a consumir o produto. "Por isso, resolvemos buscar um espaço alternativo para informar e debater com a comunidade os motivos das interdições", diz Eliane.

De acordo com o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária da Prefeitura, a população tem o hábito de utilizar água de fontes alternativas para beber. Segundo ele, "essa prática é sempre arriscada porque a água serve de veículo para a transmissão de micróbios que causam várias doenças ao homem".

No entender do médico sanitarista, é importante que as pessoas sejam informadas de que o produto pode estar contaminado mesmo que aparentemente esteja livre de resíduos ou cheiros.

Vicente diz ainda que, além de bactérias e outros micróbios, com a expansão da cidade, também há risco de que a água de nascentes esteja contaminada por produtos químicos. O médico informa que a Secretaria de Saúde é responsável por monitorar a água que os cidadãos de Campinas consomem.

Estas e outras informações sobre as implicações do hábito de consumir água de fontes alternativas serão abordadas por Vicente no evento desta terça-feira, quando ele fará uma palestra. A Sanasa vai estar presente no local com seu laboratório móvel. O público do evento são estudantes, professores e a comunidade em geral. Não é necessário se inscrever antes para participar.

A ação intersetorial da região Leste reúne as secretarias de Saúde, Educação, Sanasa, Obras, Unicamp, ONGs (Organização Não Governamental), Instituições Filantrópicas, igrejas e outros equipamentos sociais instalados na área dos Centros de Saúde Taquaral e Costa e Silva.