Saúde promove ação contra a dengue em domicílios na Vila Padre Anchieta

27/06/2003

Equipes encontraram muitas larvas do mosquito da dengue e um grande número de criadouros disponíveis

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas visitaram 547 domicílios na Vila Padre Anchieta, na Região Norte da cidade, nestes dias 24 e 25 de junho. A ação é parte do trabalho de prevenção à dengue, intensificado esta semana na área limítrofe com Sumaré e Hortolândia. Na próxima semana (de 30 de junho a 4 de julho), as ações prosseguem no Shalon, na abrangência do Centro de Saúde Santa Mônica, também Norte do município.

O resultado dos primeiros dias de ação preocupa a Secretaria de Saúde porque as equipes encontraram muitas larvas do mosquito da dengue e um grande número de criadouros disponíveis, sendo que a maior parte deles está dentro das casas e nos quintais. Criadouros são recipientes que podem acumular água, servindo assim de ambiente favorável para a prolifereção do Aedes aegypti.

A maior parte das larvas foi detectada nas caixas d’água. Em 28% das casas visitadas havia caixa d’água com o inseto. Em todos os locais, o recipiente foi limpo e as larvas eliminadas. As famílias foram orientadas a manter a caixa limpa e vedada.

Caixas d’água, pratos de vasos de plantas, potes, frascos de plásticos, latas, garrafas e pneus também foram apontados como os criadouros potenciais mais freqüentes naquela área. Todos os materiais disponíveis foram removidos ou colocados em locais livre de chuvas.

Os profissionais de saúde atuaram ainda em estabelecimentos comerciais, onde distribuíram informes e deram orientações sobre como combater o mosquito. As ações também foram intensificadas em sucateiros, ferros-velhos, borracharias – considerados locais de médio e alto risco para a dengue.

Este ano, até o momento, o número de confirmações de dengue está 70% menor do que o total registrado no mesmo período de 2002. No entanto, de acordo com a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde continua em alerta para qualquer caso suspeito da doença.

"O trabalho para evitar a eclosão de outra epidemia vem sendo intensificado a cada dia. A cada nova ocorrência, desencadeamos todas as ações de controle. Além disso, desenvolvemos trabalhos preventivos, educativos e estamos em campanha constante. Agentes comunitários e outros profissionais de saúde atuam diariamente espalhados por toda cidade no combate ao mosquito transmissor da doença", afirma a enfermeira sanitarista.

Mais ações - Na terça-feira, 1 de julho, ocorre mutirão contra a dengue na área do Balão do Laranja, região Noroeste da cidade. Na quarta-feira, 2 de julho, a limpeza ocorre na área do CS Santa Bárbara, região Norte. Na quinta, 3, os trabalhados serão desenvolvidos na abrangência do CS União dos Bairros, Sudoeste da cidade, e, na sexta, 4, na região Sul.

Estatística – Campinas registrou, desde janeiro, 443 casos de dengue. Deste total, 375 são autóctones e 68 são importados. Até o momento, não foram confirmados casos de dengue hemorrágica. Em 2002, foram 1458 confirmações, sendo 1246 autóctones. Foram registrados 9 casos da forma hemorrágica da doença. Não houve mortes.