Projeto minha caneta melhora e expande atenção odontológica na rede básica

02/06/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de colocar em prática o ‘Projeto Minha Caneta’, por meio do qual cada dentista que atua na atenção básica de saúde recebeu uma caneta de alta rotação, equipamento indispensável para realizar o procedimento de restauração e que necessita de muita manutenção. Até então, cada um dos consultórios da rede contava com apenas uma caneta para cada equipamento.

"Além de melhorar a estrutura já existente, o projeto vai garantir a expansão do atendimento com o aumento da produção dos procedimentos de restauração já que, até então, se fosse necessário encaminhar a caneta para manutenção, o atendimento ficava comprometido", afirma o dentista Isamu Murakami, coordenador municipal da área de Saúde Bucal.

Segundo Isamu, com o equipamento sobressalente, é possível melhorar a eficácia no processo de esterilização e a questão da manutenção. Além disso, o projeto incentiva a co-responsabilidade dos profissionais pelo equipamento porque cada um dos dentistas terá que tomar conta da sua caneta.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 220 dentistas atendendo na atenção básica (Centros de Saúde e Módulos do Paidéia), inseridos nas equipes do Paidéia – Saúde da Família, e nas referências especializadas. No total, a rede tem 128 consultórios montados em Centros de Saúde, Módulos do Paidéia e clínicas de referência.

Isamu informa que, nos últimos três anos, além de melhorar a estrutura já existente na área de saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde avançou com a criação de políticas inéditas e fundamentais como a inauguração e ampliação de serviços especializados como endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia, radiologia, serviço de diagnóstico bucal (de prevenção ao câncer bucal), além da implantação de próteses na rede básica.

"Passamos a garantir atenção odontológica a cidadãos de todas as faixas etárias, incluindo orientação sobre cuidados adequados com a saúde da boca, sem deixar de prestar assistência às crianças", afirma.