Prefeitura leva informações sobre Aids para alunos da escola pública Ruy Rodrigues

02/06/2004

Talita El Kadri

A equipe verde do Paidéia do Centro de Saúde (CS) Floresta (região Noroeste), com apoio dos alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promoveu na manhã da última quarta-feira, dia 2, a terceira etapa do programa Falando pra Galera na escola pública Ruy Rodrigues.

O objetivo do Falando pra Galera é atuar na prevenção da Aids, das demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da ocorrência de gravidez entre os estudantes. O programa é desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, em parceria com a Organização não Governamental (ONG) Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap).

As atividades na Ruy Rodrigues acontecem há duas semanas e são direcionadas para os 180 alunos das seis classes de 8a série. O trabalho foi dividido em quatro encontros e, nesta semana, foram abordados os métodos contraceptivos.

"A idéia é mostrar para os alunos, por meio de dinâmicas, o quanto os adolescentes estão expostos às DSTs e a gravidez precoce e sensibilizá-los sobre as formas de prevenção", afirma Francisca Francilete da Silva, agente comunitária de saúde do CS Floresta.

Segundo Francisca, durante as oficinas, os profissionais informam sobre as formas de prevenção, como ter acesso e como usar os métodos contraceptivos. No próximo encontro, quarta-feira, dia 9, haverá distribuição de preservativos. "Durante o programa distribuímos camisinhas e informamos que os alunos podem solicitar os preservativos nos Centros de Saúde", diz Francisca.

A partir de agosto, o Falando pra Galera inicia uma nova etapa de trabalho em outras séries do colégio Ruy Rodrigues. A próxima instituição a receber o programa é a escola Hugo Penteado Teixeira. As atividades também já foram desenvolvidas em outros colégios públicos da região Noroeste, uma delas é a escola Padre Antônio Móbile, no bairro Campinas Grande.