CS Boa Vista destina seu próprio lixo para reciclagem

03/06/2004

Há aproximadamente 4 anos, a equipe do CS Boa Vista (região Norte) tem dado o exemplo de uma iniciativa que colabora com a preservação ambiental. Os funcionários recolhem o papelão que sobra das caixas de remédio da farmácia e o papel que não tem mais uso na unidade e vendem o material para reciclagem. Além disso, alguns funcionários levam latas de alumínio de suas casas para juntar ao material reciclado. O dinheiro arrecadado com a venda é transformado em verba utilizada no próprio CS.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil produz cerca de 120 mil toneladas de lixo urbano por dia. Desse total, entre 1% a 3% é produzido nos estabelecimentos de saúde. Em Campinas, de acordo com o Departamento de Limpeza Urbana (DLU), são coletadas 960 toneladas de lixo urbano diariamente, entre resíduos orgânicos e recicláveis. Deste total, entre 10 e 28 toneladas são produzidas nos serviços de saúde.

A enfermeira Ivanei Félix Pereira, coordenadora do CS Boa Vista, afirma que pequenas iniciativas no ambiente de trabalho, em casa, no lazer, ajudam a promover o ambiente seguro, com menos riscos de doenças. "E é nossa responsabilidade como profissionais de saúde dar o exemplo", diz.

Ivanei informa que a população da área de abrangência do CS Boa Vista conta ainda com a coleta seletiva de lixo duas vezes por semana. A comunidade também está formalizando o funcionamento de uma cooperativa de reciclagem de lixo com a Prefeitura.

Além disso, o Centro de Saúde investe na conscientização de seus funcionários para a economia de energia elétrica. "Economizar luz é economizar energia para o país, é economizar a água utilizada na geração de eletricidade e isto também é preservar o meio ambiente", diz a coordenadora.

Com a população, as equipes do Paidéia do CS Boa Vista, por meio dos agentes comunitários de saúde, promovem ações educativas sobre a importância de preservar a natureza e a relação do meio ambiente com a saúde. As atividades são desenvolvidas durante os trabalhos em campo, nas visitas de casa em casa, e também nas escolas públicas que ficam na abrangência da unidade.

Nesta sexta-feira, 4 de junho, para marcar a semana do Meio Ambiente, funcionários da Sanasa vão dar uma palestra para a equipe do Centro de Saúde sobre a importância da economia e preservação da água. No sábado, 5, aproveitando o intenso movimento no local devido à campanha de vacinação contra a paralisia infantil, a equipe do CS vai utilizar um mural para informar a população sobre a importância da uso racional da água para a preservação da natureza.

O CS de Saúde Boa Vista é referência para 11 mil habitantes da região Norte de Campinas. Por dia, a unidade realiza, em média, 400 atendimentos. O Centro de Saúde funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19h, e fica na rua das Acácias, 600, Vila Boa Vista, e os telefones são 3245 2662 e 3245 1259.

Volta ao índice de notícias