CS Boa Vista é capacitado para atender casos de emergência

03/06/2004

O Centro de Saúde (CS) Boa Vista (região Norte) foi o quinto a receber, nesta quinta-feira, dia 3, uma das equipes do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) para a capacitação dos funcionários para atendimento de casos de urgência e emergência, como traumas causados por acidentes de trânsito, paradas cardio-respiratórias, infartos e outros. O treinamento, iniciado há 30 dias, será levado para todos os centros de saúde de Campinas.

"As unidades básicas não são especializados para acolher casos de urgência e emergência, mas pela proximidade com a população recebem cada vez mais esses tipo de ocorrência. Nosso objetivo, com a capacitação, é padronizar e qualificar este tipo de atendimento", diz o médico emergencista Joaquim Oliveira Filho, do apoio técnico da área de urgência e emergência da Secretaria de Saúde.

Na semana passada, a capacitação aconteceu no CS da Vila Rica (região Sul). Os funcionários da unidade receberam orientações para prestar os primeiros socorros aos pacientes e, se necessário, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com Joaquim, a capacitação inclui, além da teoria, simulação de situações reais de atendimento. Desta maneira, os profissionais se familiarizam com os procedimentos aplicados nestes casos. "O treinamento no ambiente em que a equipe atua, com o material que ela dispõe, com os colegas de trabalho, é fundamental para a boa resolução do caso", afirma Joaquim.

Para a auxiliar de enfermagem Elisa Martins, do CS do Vila Rica, o treinamento é mais um incentivo porque ajuda a relembrar procedimentos que não são usados no dia-a-dia e a adequar o atendimento ao lugar de trabalho. "A gente imagina que o ambiente já é o ideal, mas na simulação você vê que tem que repensar algumas coisas", diz a auxiliar de enfermagem.

Segundo Joaquim, na prática, para a população, a capacitação vai proporcionar um atendimento mais qualificado em situações de maior gravidade como infartos e acidentes de trânsito, nas quais procedimentos corretos desde o início podem salvar a vida do paciente. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, nas emergências, cerca de 30% dos pacientes que morrem não receberam um atendimento adequado na primeira hora. "Estamos investindo para melhorar este índice", informa Joaquim.

Até o final do ano o Núcleo de Educação em Urgência pretende capacitar pelo menos 30 Centros de Saúde. A rede municipal de Centros de Saúde conta com 47 Centros de Saúde e 13 módulos básicos de saúde. Para acionar o Samu, basta um telefonema gratuito para o número 192.

Volta ao índice de notícias