Saúde presta homenagem ao meio ambiente na campanha de vacinação contra a poliomielite

03/06/2004

Denize Assis

De Norte a Sul de Campinas, os Centros de Saúde (CSs) da Prefeitura fazem da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), no próximo sábado, 5 de junho, uma oportunidade para homenagear a natureza e desenvolver ações educativas sobre o meio ambiente. As atividades marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente que este ano coincide com a data da campanha. O slogan do dia será "Saúde: preservando a vida e cuidando do meio ambiente".

Na região Sul, pais e crianças que levarem os filhos para tomar a dose no CS Paranapanema vão poder conferir painel que mostra a relação da disposição inadequada do lixo com as enchentes. No CS São Vicente, as equipes vão apresentar barraca com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo orientando sobre uso responsável da água, limpeza de caixas d´água e maneiras de combater a dengue e a leptospirose.

Os CSs Carvalho de Moura e São José vão promover atividades troca-treco, de barganha de material reciclável, além de brincadeiras e pinturas sobre meio ambiente. No Orosimbo Maia haverá distribuição de material informativo sobre o tema.

Na região Noroeste, o CS Florence vai fazer troca de reciclável por mudas ornamentais e exposição dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela cooperativa Antônio da Costa Santos. Na unidade do Balão do Laranja, haverá caminhada e apresentação de trabalhos envolvendo o tema meio ambiente. Os CSs Perseu e Ipaussurama divulgam a coleta seletiva e atuam como posto voluntário de coleta de pilha.

No Módulo Paidéia do Campina Grande acontece plantio de mudas, exposição sobre coleta seletiva e tratamento de água, bingo sobre dengue e doação de sementes de girassol. No Módulo Paidéia do Satélite Íris, os profissionais programaram exposição trabalhos realizados por alunos da escola pública Rozina Frazato e da Organização Não Governamental (ONG) Comvida.

Na região Norte, a equipe do CS São Marcos faz visita à estação de tratamento de água da Sanasa instalada no bairro. Os profissionais ainda vão desenvolver atividades na própria unidade. O CS Boa Vista também vai tratar do tema água. A equipe vai utilizar um mural para informar sobre a importância da uso racional da água para a preservação da natureza.

Na região Sudoeste, os trabalhos dos CSs vão estar concentrados no espaço onde ocorre o 1º Seminário Intersetorial Ambiental, no CAIC Professor Zeferino Vás, na rua Augusto de Matos, s/n, Vila União. No módulo do Paidéia da Vila União, que fica no próprio CAIC, haverá 4 postos de vacinação onde as crianças serão recepcionadas pelos funcionários que estarão vestidos de Emília, coelhinhos e outros personagens infantis que vão abordar temas como preservação da natureza. Na região Leste, os CSs também vão desenvolver atividades tratando do tema meio ambiente.

Vacinação. O próximo sábado, dia 5 de junho, é dia de vacinar todas as crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, completa 24 anos de existência.

Com o slogan "A gotinha que vale ouro", a meta este ano é vacinar, em Campinas, 71,3 mil crianças, 95% da população de 0 a 5 anos estimada em 75,05 mil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A meta do Governo Federal é vacinar mais de 17 milhões em todo País, o que garantirá não só a proteção contra a paralisia infantil, como também a manutenção da erradicação da doença no Brasil.

A campanha visa atrair até os postos de vacinação todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia, e também aquelas que já participaram de campanhas em vários anos anteriores. "Vale ressaltar que não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção, com a vacina, garante a imunização contra a doença", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Saúde Coletiva Municipal.

A vacinação vai das 8h da manhã às 5h da tarde. As doses são gratuitas e as crianças também poderão atualizar o cartão de vacinas. Informações sobre postos de vacinas podem ser obtidas pelo 156 ou neste portal.