Distritos de Saúde promovem atividades educativas na Semana do Meio Ambiente

03/06/2004

Talita El Kadri

O Centro de Saúde (CS) São Domingos, na área de abrangência do Distrito Sul, promove nesta sexta-feira, 4 de junho, a partir das 10h30, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Campo Belo I, quatro apresentações de teatro de fantoches. O evento aborda o uso adequado da água e faz parte das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente que tiveram início no último domingo, dia 30, e terminam neste sábado, dia 5 de junho.

O teatro de fantoches, criado e apresentado pelos agentes de saúde do CS São Domingos, é levado para as primeiras e segundas séries das escolas municipais da região. "Durante dez minutos as crianças ficam ligadas no teatrinho e com a ajuda dos personagens ensinamos como preservar a água", diz Schirlene de Melo Maia, agente de saúde do CS São Domingos.

Segundo ela, os agentes conversam com as crianças após as apresentações e mostram uma maquete de um rio que torna-se poluído em seu trajeto. As apresentações ocorrem até o dia 14 na região.

Região Sudoeste. Ainda como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, profissionais de saúde do Distrito Sudoeste, em barracas montadas nas dependências do Pronto Atendimento (PA) Ouro Verde, conversam com a população sobre saúde ambiental. As barracas orientam sobre o uso adequado da água e as questões ambientais mais comuns da região, como pragas urbanas como escorpiões, ratos e baratas, entre outras.

No sábado, dia 5, no CAIC Professor Zeferino Vás, na rua Augusto de Matos, s/n, Vila União, acontece o 1º Seminário Intersetorial Ambiental da Região Sudoeste. O evento também tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O seminário acontece em parceria com os departamentos de Limpeza Urbana (DLU), de Meio Ambiente e com a Orgnização não-govenamental (ONG) Trilha Verde. Serão apresentados trabalhos sobre meio ambiente em forma de cartazes, fotos e maquetes. Ao final será realizada uma mesa- redonda para discutir o tema com os participantes.

De acordo com a tecnóloga em saneamento ambiental do Distrito Sudoeste, Ivanilda Mendes, o programa Paidéia de saúde da família visa cuidar do indivíduo levando em conta o ambiente em que ele está inserido. "Procuramos avaliar os riscos e os fatores ambientais que interferem na saúde humana. Por isso – afirma ela - o profissional de Saúde tem um importante papel na conscientização de cuidados com o meio ambiente".