Campinas promove neste sábado, 5 de junho, maior campanha de todos os tempos contra a poliomielite

04/06/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas faz amanhã, dia 5 de junho, a maior campanha já promovida na cidade para vacinação, em massa, de crianças. É primeira etapa anual da campanha "A gotinha que vale ouro", de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil. Aproximadamente 1,3 mil servidores da saúde serão mobilizados em 298 postos de vacinação. Para o transporte e locomoção das equipes serão disponibilizados 116 automóveis.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, da Saúde Coletiva de Campinas, é necessário mobilizar o maior número possível de profissionais de saúde e toda sociedade para atingir a meta que é vacinar pelo menos 95% das 75,05 mil crianças menores de cinco anos de idade residentes na cidade, ou 71,3 mil.

Todo cidadão nesta faixa etária deve ser levado ao posto de vacinação no período entre 8 da manhã e 5 da tarde. A dose é gratuita e os pais precisam levar a carteira de vacinação porque as doses em atraso de outras vacinas serão atualizadas. A criança que estiver sem o cartão receberá um no posto. Para as localidades mais distantes, como zona rural, haverá postos móveis.

"A vacinação de todas as crianças, ao mesmo tempo e em todas as localidades, é um esforço de todo o Brasil que tem dado certo. É uma das mais fundamentais ações para preservarmos a erradicação da paralisia infantil", diz Salma Balista. No Brasil, a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados é de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Em Campinas, o último caso é de 1980.

A vacina contra a poliomielite, segundo Salma, é segura e não apresenta contra-indicações. A campanha é composta por duas fases, a segunda ocorre em 21 de agosto. "É importante que os pais levem as crianças nas duas etapas da vacinação, independentemente delas estarem com febre, rinite, tosse ou diarréia", diz Salma. Informações sobre locais de vacinação podem ser obtidas pelo número 156 ou neste portal.

Volta ao índice de notícias