Queda na doação compromete Banco de Leite Humano Municipal de Campinas

07/06/2004

Denize Assis

Com seu estoque de leite reduzido em 82% em comparação com janeiro deste ano, o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas corre o risco de desabastecimento informou nesta segunda-feira, 7 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde. Em janeiro, a unidade fechou o mês com 155 litros de leite disponíveis para doação no estoque. No último dia de maio, o estoque dispunha de apenas 28 litros.

A situação pode prejudicar os bebês prematuros que, com a falta do alimento, ficam mais expostos ao risco de infecção e de outras complicações. Diariamente, entre 15 e 20 bebês dependem do leite do Banco de Leite Humano Municipal.

"Nos últimos dois meses, liberamos mais do que o dobro de litros de leite que entrou de doação. Nestas ocasiões vamos consumindo nosso estoque", informa a médica pediatra Cláudia Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal. E, segundo Cláudia, a redução no estoque tende a se agravar ainda mais em julho, período em que, historicamente, as doações diminuem devido às férias.

Cláudia afirma que, em maio, a unidade recebeu 25 litros de leite humano – leite excedente que a mulher que está amamentando doa para o Banco de Leite e que após pasteurização será utilizado por outro bebê que não o seu filho – e distribuiu 56 litros, 31 litros a mais do que entrou, uma diferença de 56%. Em abril, o serviço recebeu 20 e doou 53 litros, 33 a mais, uma diferença de 62%.

Com o objetivo de estimular a doação de leite, a Secretaria de Saúde de Campinas pretende sensibilizar a população sobre a importância do leite materno, único alimento que deve ser oferecido ao bebê até o sexto mês de vida. Segundo Cláudia, crianças amamentadas no peito têm menor risco de apresentar alergias ou infecções. "Além disso, o leite materno é econômico e prático, já que está sempre pronto, na temperatura adequada e livre do risco de contaminação, o que propicia crescimento e desenvolvimento mais saudáveis", diz.

É importante, segundo Cláudia, que a mulher saiba que doar o leite é um gesto de amor e que este ato não compromete em nada a amamentação do próprio filho. "Não há risco de faltar o alimento para o próprio bebê", diz.

A Secretaria de Saúde pretende também melhorar a informação, por meio dos Centros de Saúde, sobre o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas. A coordenadora informa que a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e/ou estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. A unidade fica no 5o andar da Maternidade de Campinas, na avenida Orosimbo Maia, 165. O telefone é 19 3731 6039. O atendimento é gratuito. No local também podem ser feitas doações de vidros tipo maionese e café solúvel com tampa plástica, que são utilizados para armazenar o alimento.

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas é o serviço de referência do município responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. Além disso, é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. Foi implantado em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas. Desde lá, o Centro já atendeu a mais de 26 mil mulheres e arrecadou mais de 7 mil litros de leite.