Artesanato melhora qualidade de vida de pacientes do Módulo de Saúde do Nova América

08/06/2004

Há três meses, quando passou a fazer parte do grupo de artesanato do Módulo de Saúde do Jardim Nova América, Elisabete E. S., de 35 anos, não imaginava que a atividade pudesse influenciar na sua qualidade de vida. Na época, com um filho de apenas dois meses, Elizabete, que é hipertensa, passava os dias em casa, deprimida pela dura rotina de mãe e dona de casa. O grupo de artesanato surgiu como opção para preencher as tardes de terça-feira e quinta-feira e ajudou no resgate da auto-estima da paciente.

"Participar da oficina funciona como uma terapia para mim. No grupo de artesanato fiz novas amizades e aumentei o diálogo com as meninas do Paidéia. Até em casa melhorou a conversa", diz. Segundo a dona de casa, antes de entrar para o grupo, um probleminha tornava-se um problemão. "Agora me sinto menos ansiosa para lidar com as questões que fazem parte da vida".

Além de Elizabete, outros 20 portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão participam das aulas nas quais aprendem a fazer objetos como caixas para presente, flores de sabonete e pintura em tela. As oficinas são monitoradas pela equipe do Paidéia do Módulo do Nova América e acontecem na sede da Associação de Moradores do Irmão Sigrist.

A enfermeira Dalva Dagostinho Berro, responsável pelo Módulo, afirma que a iniciativa de promover oficinas aproxima a equipe de saúde dos usuários e estimula o convívio social. "A atividade em grupo funciona como uma terapia ocupacional para pessoas que muitas vezes estão isoladas devido a condições de vida adversas. Este tipo de ação evita doenças", diz Dalva.

A agente de saúde Edina Silva Santos, que faz parte da equipe do Módulo, reforça o caráter integrador das oficinas. "Muita gente procura a unidade apenas para conversar. Nas ações em grupo, além de aprenderem uma nova atividade, as pessoas podem fazer novas amizades e trocar experiências" afirma.

Edina conta que a idéia de promover a atividade surgiu a partir dos levantamentos do módulo que apontavam um número grande de hipertensos na comunidade. "Primeiramente, planejamos as oficinas para este público. Depois, outros usuários passaram a se manifestar para participar do grupo", afirma.

Na unidade também são oferecidas atividades em grupo para pacientes que queiram praticar ginástica chinesa, caminhada e outras atividades como discussões sobre temas relacionados à saúde e à qualidade de vida.

O Módulo Paidéia do Jardim Nova América fica na rua José Belani, 286, no Jardim Nova América, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. O telefone é 3265-2001. A unidade é referência para 11 mil habitantes de três bairros da região Sul de Campinas.

Volta ao índice de notícias