Centro de Saúde São Vicente promove passeio a Serra Negra

08/06/2004

Talita El Kadri

A dona de casa Inês Fidelis Regis, 56 anos, quase não conseguia conter sua ansiedade nesta terça-feira, 8 de junho, véspera do passeio que ela fará a Serra Negra com outros 95 pacientes que participam do Projeto Corpo em Movimento no Centro de Saúde (CS) São Vicente, região Sul de Campinas.

O sentimento tem explicação: é a primeira vez que Inês viaja com o grupo de novos amigos e com tantas pessoas ao mesmo tempo. A viagem é parte das opções que o Centro de Saúde oferece para seus pacientes dentro da proposta do Programa Paidéia de Saúde da Família, que atua para além de tratar a doença, promovendo atividades que melhoram a auto-estima e a qualidade de vida da pessoas.

"Ficar em casa atrofia nosso corpo. Temos que fazer o que é bom para nosso físico e principalmente para a saúde", afirma Inês. Ela começou a freqüentar os grupos de vivência do CS quando, durante uma consulta, foi convidada a participar das atividades pela dentista Regina Maris dos Santos, coordenadora da unidade.

A auxiliar de enfermagem Eliane Bonardi, do CS São Vicente, diz que o passeio, que será monitorado por uma das equipe do Paidéia, acontece a pedido dos próprios usuários. "Eles são muito ativos atualmente e temos uma demanda grande de pedidos para diferentes ações. Isto é bom, ajuda a promover a saúde", diz. Segundo Eliane, esses grupos de atividades são compostos por pessoas carentes que não teriam condições de realizar essas viagens sem o apoio do Centro de Saúde.

De acordo com Marli de Araújo, agente comunitário de saúde do São Vicente, os usuários encontram nesses passeios uma oportunidade de convívio com outras pessoas. "As atividades são voltadas para pessoas que estavam tristes ou depressivas, dessa maneira eles começam a se socializar e a saúde também melhora", afirma.

O CS São Vicente é referência para 12 mil habitantes de 6 bairros da região Sul da cidade. Para cobrir essa área a unidade conta com duas equipes do Programa Paidéia de saúde da família, as equipes alfa e beta. Por dia, na unidade, são acolhidas e atendidas 300 pessoas.

O CS São Vicente funciona das 7h às 19h, de segunda feira a sexta-feira, na rua Francisco Antônio da Silva, 365, no Jardim São Vicente. Os telefones são 32763975 ou 32715977.

Volta ao índice de notícias