Mais de 100 mil consultas já foram agendadas pelo sistema on-line

09/06/2004

Marcação de consultas pela internet agiliza assistência e racionaliza custos

Denize Assis

Desde que iniciou, há seis meses, a implantação do Sol – Sistema on-line pelo qual é possível marcar consultas de especialidade por computadores ligados em rede, a Secretaria de Saúde de Campinas já agendou mais de 100 mil consultas com médicos especializados, como cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas e exames de complementação diagnóstica como ecografia, mamografia entre outros.

O sistema funciona assim: o paciente vai primeiro ao Centro de Saúde e passa por consulta com um médico de saúde da família, médico generalista ou clínico geral. Se for necessária uma consulta ou exame especializados, ao sair do consultório, na recepção da própria unidade, a consulta e/ou procedimento serão agendados pelo computador.

Atualmente, 74 unidades entre Centros de Saúde, Policlínicas e outros serviços de referência da Prefeitura estão conectados com a central de marcação de consultas do Sol. Para atuar com o sistema on-line nas unidades, a Secretaria de Saúde capacitou 384 profissionais.

"O sistema ainda está em fase de implantação. No entanto, nestes primeiros seis meses, já foi possível diminuir o prazo de marcação de consultas de algumas especialidades, como pneumologia, e melhorar o tempo de espera para exames como endoscopia entre outros", afirma o médico sanitarista Moacir Perche, um dos responsáveis pela implantação do Sol.

Perche informa que o Sol oferece mais de cem tipos de consultas e procedimentos diferentes. "Por semana, são agendados 5 mil", diz.

De acordo com o sanitarista, o Sol zerou as perdas de consultas que, antes, atingiam uma média mensal de 24%. As perdas aconteciam quando o paciente não comparecia à consulta porque não voltava ao Centro de Saúde para verificar a data do agendamento ou então porque já tinha um outro compromisso no dia para o qual a consulta havia sido marcada.

Quando estiver implantado na sua totalidade, o Sol vai estar integrado ao cadastro eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, cada paciente terá o seu histórico com todos os dados e o seu prontuário disponibilizados na rede. Assim, o médico ou outro profissional da equipe de saúde vão ter acesso a informações como, por exemplo, as doenças que o paciente teve ou tem, que remédios ele toma, que exames já realizou, entre outros registros que podem evitar inclusive consultas e exames desnecessários.

Com sistema on-line sobra até um ‘tempinho’ para seu João cuidar da terra

Há quatro meses, o aposentado João Matias de Freitas, 78 anos, consultou seu generalista na rede municipal de saúde de Campinas e foi encaminhado a um urologista. O agendamento com este especialista foi feito pela internet na própria recepção do Centro de Saúde assim que a consulta terminou. "O atendimento melhorou muito e a marcação dos exames e consultas com especialistas agora é muito mais rápida se comparada com o tempo que a gente levava antes", afirma Freitas.

Após ser atendido pelo urologista, o aposentado marcou ainda, por solicitação do especialista, o exame complementar de próstata. O próximo passo foi marcar o retorno com o urologista para a análise do exame. E tudo foi agendado pelo Sistema On-line.

Freitas também faz acompanhamento, regularmente, com cardiologista pois é hipertenso, cardiopata e faz uso de marcapasso há dez anos. Segundo o aposentado, a marcação de consultas e exames pelo Sol possibilitam que ele se programe antecipadamente conciliando as visitas à sua equipe de saúde com os compromissos que tem.

"Assim, cuido da minha saúde e ainda sobra um tempinho para viajar para o Paraná, onde tenho um pedacinho de terra. Já sei, por exemplo, que minha próxima consulta é no dia 24 de julho", diz.

Volta ao índice de notícias