Visa Norte inicia Operação Inverno de combate ao mosquito da dengue

11/06/2004

Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte iniciou na quarta-feira, 9 de junho, na Vila Francisca, área do Centro de Saúde (CS) Anchieta, a Operação Inverno de Combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue. O trabalho inclui uma série de medidas entre ações educativas e arrastões para eliminação de criadouros do mosquito - recipiente ou local que possa acumular água e que, portanto, propicia a proliferação do Aedes aegypti.

"Vamos priorizar bairros que, segundo a última pesquisa, em maio, apresentaram maior índice de breteau", diz Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte. A pesquisa do índice de breteau aponta o número de criadouros com larvas do mosquito encontrados a cada 100 residências.

O supervisor informa que nas próximas cinco semanas, sempre às quartas-feiras, a operação vai se estender para os bairros Parque Cidade (CS - São Marcos), Proost de Souza (CS Aurélia), Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo), Parque Real (CS Barão Geraldo) e para uma parte do Jardim São Marcos que está na abrangência do CS Santa Mônica. Nos demais bairros da região, as equipes vão desenvolver, com a comunidade, trabalhos de conscientização sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

"Mesmo durante o inverno, quando a incidência da doença diminui, as atividades de combate à dengue devem ser permanentes para que possamos estabelecer um controle definitivo sobre a doença", diz Roberto. Este ano, em Campinas, foram confirmados 22 casos de dengue.

O supervisor informa que uma das frentes de trabalho da Operação Inverno consiste em mobilizar a comunidade com o objetivo de diminuir as pendências relativas aos imóveis aos quais as equipes não têm acesso por estarem fechados ou pela recusa dos proprietários em recebê-las. Na última pesquisa de breteau, em maio, a pendência chegou a 34,5% na Região Norte.

O supervisor de controle ambiental Estevan Balensifer Hass, que também atua na Visa Norte, afirma que somente com a participação da sociedade será possível manter a doença sob controle. De acordo com ele, a última pesquisa de breteau mostrou que mais de 80% dos criadouros disponíveis para o mosquito estão nas casas e quintais. São pratos de vasas de planta, latas, garrafas, potes, pneus, reservatórios de água e lotes sem capinar, cheios de sucatas, entre outros.

"A eliminação dos criadouros tem que ser um hábito diário, como tomar banho e escovar dentes. São ações simples como ajustar o prato ao vaso, limpar calhas e piscinas, guardar as garrafas de cabeça para baixo, limpar e vedar a caixa d’água, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo jogando-o em lugares apropriados entre outras providências", afirma.

Além dos trabalhos no Parque Cidade, na região Norte, na próxima semana a Secretaria de Saúde promove ações de combate à dengue na segunda-feira, 14, na área do CS Conceição (região Leste); na terça-feira, 15, na área do CS Perseu Leite de Barros (região Noroeste); na quinta-feira, 17, no CS Itatinga (região Sudoeste) e, na sexta-feira, 18, na região Sul.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde.

Volta ao índice de notícias