Vacinação contra poliomielite termina neste sábado

11/06/2004

As crianças de Campinas menores de 5 anos têm até este sábado, 12 de junho, para tomar a gotinha que protege contra a paralisia infantil. Para serem vacinadas contra a doença, as crianças devem ser encaminhadas aos centros de saúde (CS) São José, Vila Ipê, Vila Rica, São Quirino, Capivari, DIC I, Santa Lúcia e Vista Alegre, que abrem aos sábados. 

"As doses contra a poliomielite são gratuitas e o responsável deve levar a carteira de vacinação porque também serão aplicadas as vacinas que estiverem em atraso", informa a enfermeira sanitarista da Saúde Coletiva de Campinas, Brigina Kemp. A sanitarista diz, ainda, que todas as crianças podem tomar a gotinha contra a poliomielite, mesmo as que estiverem com febre, tosse ou rinite. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cobertura vacinal contra pólio deve abranger 95% das crianças menores de cinco anos. Em Campinas, o último informe da Secretaria de Saúde, divulgado terça-feira, dia 8 de junho, indicava que 62,1 mil das 75,05 mil crianças nessa faixa etária, foram vacinadas. Esse número corresponde a 82,7% dos cidadãos menores de 5 anos na cidade de Campinas. 

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil aconteceu sábado, dia 5 de junho. Em Campinas, a vacinação foi prorrogada para toda esta semana porque o município não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças. A segunda etapa da campanha, que tem como slogan "A gotinha que vale ouro" será no dia 21 de agosto, junto com a campanha contra o sarampo.

Volta ao índice de notícias