Arraial no Aurélia abre temporada de festas juninas na rede municipal de saúde

14/06/2004

O Centro de Saúde Aurélia (Norte) realiza a partir das 14h do próximo sábado, dia 19 de junho, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esportes e Turismo, o 2o Arraial da Integração. O evento, aberto à comunidade, abre a temporada 2004 de festas juninas na rede municipal de Saúde. O arraial acontece na praça de esportes José Gentil F. de Campos, na Vila Proost Sousa, em frente ao Centro de Saúde, que fica na rua Licínia Teixeira de Sousa, 331.

A festa vai contar com as tradicionais barracas juninas, montadas por entidades que representam a comunidade da área de abrangência do Aurélia, como as paróquias Santa Catarina, São Bento e igreja Santa Edwirges e Organizações Não Governametais (ONGs) da região, entre outras. A renda será revertida para as respectivas instituições. Além das comidas e bebidas típicas e das brincadeiras como pescaria, o evento vai levar para a população atividades como parede de escalada e piscina de bolinhas.

Também estão programadas muitas atrações gratuitas para usuários de todas as idades. Às 14h, haverá apresentação do grupo de pagode formado por pessoas da própria comunidade. Em seguida, com previsão para início às 15h, o público vai ouvir uma dupla sertaneja também da região do Aurélia. Às 16h, um grupo de meninas vai fazer uma apresentação de dança e, às 17h, é a vez do grupo Movimento, integrado pelo pessoal da terceira idade, dançar para a platéia.

Às 18h, o público vai poder acompanhar a tradicional quadrilha, com direito até a casamento. Entre os integrantes do casório estão usuários idosos do Centro de Saúde, pacientes da saúde mental e agentes comunitários de saúde do Aurélia. As atrações terminam às 19h30, com show do Trio Paulistinha.

A agente comunitária de saúde Patrícia Helena Nascimento informa que o Arraial da Integração colabora para promover a saúde dos moradores da região do Aurélia. "No projeto Paidéia, as equipes atuam com um olhar para além da doença e buscam promover a qualidade de vida por meio de eventos que fazem a população sair de casa, se exercitar, se divertir. Estas atividades ajudam a prevenir doenças", diz.

Patrícia afirma que a festa reforça o vínculo entre população e Centro de Saúde, além de apresentar para a comunidade os recursos disponíveis na rede pública municipal de saúde. "Muitos idosos não sabem que podem participar, gratuitamente, de atividades em grupo oferecidas pelo Centro de Saúde, como aulas de ginástica entre outras. Com a festa, podemos também divulgar estas informações", diz a agente comunitária de saúde.

Segundo ela, a festa leva o nome de Arraial da Integração porque tem como objetivo integrar a comunidade, funcionários do Centro de Saúde, entidades representativas locais e grupos organizados. "Aproveitamos a oportunidade para valorizar a cultura de região e promover o trabalho intersetorial", diz Patrícia.

O Centro de Saúde Aurélia é referência para uma população de 49 mil pessoas de 14 bairros da Região Norte de Campinas, entre eles Castelo, Chapadão e Parque Beatriz. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Os telefones são 3243-5182 e 3213-7822.

Na região Sudoeste, também estão programadas festas para dia 25 de junho, no Centro de Saúde Capivari, e para o dia 3 de julho, no Complexo Ouro Verde.. Em todas as outras regiões, os Centros de Saúde estão com festas programadas, mas ainda com datas a serem confirmadas.