CS Capivari ensina usuários a se alimentar bem com pouco custo

15/06/2004

Talita El Kadri

As mães do grupo de desnutridos do Centro de Saúde (CS) Capivari, na Região Sudoeste, agora aproveitam as partes de alimentos que antes iam para o lixo e fazem uma refeição reforçada para seus filhos. Elas estão aprendendo, em aulas de culinária promovidas pelas agentes comunitárias de saúde e palestras de nutricionistas e médicos, como se alimentar bem a baixo custo.

Atualmente, o grupo conta com 16 mulheres que vão às reuniões quinzenais na Igreja Nossa Senhora da Paz, na rua Ouro Preto, no Jardim Capivari. Em agosto, uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Extra Amoreiras vai possibilitar que o programa seja ampliado para os grupos de obesos, diabéticos, hipertensos e idosos.

"Depois de fazer o curso ‘Como se alimentar bem por R$1,00’ no Sesi decidi ensinar o que aprendi para quem mais precisa e montei o grupo de Desnutridos", diz Claudete de Oliveira Tavares, agente de saúde do Capivari. Ela explica que já existiram outros grupos com a mesma função, mas que o grupo com a nova metodologia foi constituído em março. "O sucesso foi tanto que decidimos ampliar o trabalho para outros grupos. E, a partir do segundo semestre, vamos contar com a participação do Sesi", afirma.

O curso vai acontecer na cozinha do Extra Amoreiras em todas as quartas-feiras de agosto, em duas turmas de 35 pessoas, às 10h e às 13h. "Vamos priorizar as mãe de desnutridos, obesos, hipertensos e diabéticos e, em seguida, os mais carentes", diz Claudete.

Segundo ela, orientar esse público sobre alimentação adequada proporciona que desnutridos ganhem peso, obesos se alimentem de maneira saudável e ainda ajuda o bom controle da hipertensão e diabetes. "O mais importante é que os alimentos são bem aproveitados de maneira fácil e barata. O nome do curso já diz tudo", afirma a agente de saúde.

Durante as aulas, os nutricionistas, acompanhados pelos agentes de saúde e pela equipe de enfermagem do CS, vão orientar quais alimentos possuem os nutrientes necessários para cada grupo de participantes. Um livro com 250 receitas vai ser entregue para cada aluno no final do mês. "O custo para a população vai ser zero. Estamos buscando ainda uma parceria com o CEASA para fornecimento de alimentos", diz Claudete.

O CS Capivari atende cerca de 500 pessoas diariamente e é referência para 22 mil pessoas de sete bairros da região Sudoeste de Campinas. A unidade conta com três equipes do Paidéia, as equipes Andorinha, Abelha e Beija-Flor. O CS fica na rua Padre Eustáquio, 299, e os telefones são 3223 6260 e 3223 4533.

Fartura para toda a família

Quando tem bolo crocante de soja ou brigadeiro de mandioca, Hugo Tadeu Valic Oliveira, de 2 anos, come como gente grande. Isso é motivo de orgulho para a mãe Cristiane Aparecida de Oliveira, 20 anos, participante do grupo de Desnutridos do Centro de Saúde Capivari desde maio desde ano. Hugo já ganhou 820 gramas desde que ela começou a freqüentar as reuniões e passou a aplicar em casa o que aprendeu com a nutricionista, médicos e agentes de saúde.

Cristiane não imaginava que o grupo poderia ajudar seu filho a engordar e ficar mais saudável. "Inicialmente não me interessei pelas reuniões, mas quando conheci melhor o trabalho e conversei com minhas vizinhas que participam do projeto, resolvi tentar", diz. Ela freqüenta as reuniões do grupo de 15 em 15 dias e aprendeu que pode melhorar a saúde de toda família com alimentação balanceada a baixo custo e com soluções simples.

"Nas palestras, aprendemos como deve ser uma boa alimentação e a nutricionista ensina que alimentos nossas crianças precisam – completa – não jogo mais nada fora, com os talos de legumes faço croquete e com as cascas de bananas, maçã e abacaxi faço sucos e chás", afirma Claudete.

O resultado foi tão bom que a avó de Hugo, Benedita Pereira de Oliveira, 43 anos, também procurou o Sesi para fazer o curso ‘Alimente-se bem por R$1,00’. Segundo Cristiane a família toda gostou das receitas que ela aprendeu nas reuniões do grupo de Desnutridos. E Cristiane quer ainda mais: "Em agosto vou às aulas que o CS vai promover em parceria com o Sesi e com o Extra".

Volta ao índice de notícias