Centro de Saúde Boa Vista inaugura serviço de próteses dentárias

17/06/2004

Talita El Kadri

O Centro de Saúde (CS) Boa Vista começou a atender, esta semana, moradores da região Norte de Campinas que utilizam a rede municipal de saúde e que necessitam de prótese dentária. Até o momento, o benefício estava sendo disponibilizado na rede municipal de saúde para usuários das regiões Leste, Noroeste e Sul. A medida atende a uma das indicações apontadas no Orçamento Participativo (OP) de 2003.

Nesta primeira semana, o CS Boa Vista atendeu 12 pessoas e já encaminhou a confecção de 16 próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis (pontes). "Priorizamos o atendimento de idosos e pacientes com indicação clínica do ambulatório do Ceasa e dos oito centros de saúde da região", diz Edison Martins da Silveira, dentista que atua como apoio técnico para a Saúde Bucal no Distrito de Saúde Norte.

Os usuários da região Norte que precisarem do serviço serão encaminhados pelos seus respectivos centros de saúde para o CS Boa Vista de acordo com as necessidades elencadas pelas equipes de referência. "As consultas são requeridas pelas unidades e agendadas pelo Distrito de Saúde", afirma Edison. Segundo ele, são necessárias cinco visitas ao dentista para moldar, escolher os dentes, provar e entregar a prótese finalizada.

"Em todo o município esperamos confeccionar cem próteses por mês", afirma Isamu Marakami, coordenador municipal da área de Saúde Bucal. De acordo com ele, no CS Boa Vista a expectativa é de 12 atendimentos a cada 5 semanas. Atualmente o CS conta com um dentista que dispõe de 8 horas semanais para o programa. Os atendimentos são realizados às terças-feiras, a partir das 12h, e quintas-feiras, a partir das 7h.

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, de 2002, 58% da população de Campinas com mais de 65 anos utilizam próteses na arcada superior e 33% na arcada inferior. Também há uma demanda reprimida, de pessoas que necessitam e não têm acesso, de 33% da população nesta faixa etária que necessita de próteses superior e de 41% que precisa de prótese inferior. No próximo dia 29, nas dependências do ambulatório Ouro Verde, será inaugurado o programa de confecção de próteses para os usuários da região Sudoeste.