Saúde apresenta protocolo de redução de danos para uso indiscriminado de silicone em travestis

18/06/2004

A Secretaria Municipal de Saúde apresenta às 17h30 desta sexta-feira, durante a abertura da Segunda Conferência de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) de Campinas, o Protocolo Paidéia de redução de danos para o uso indiscriminado de hormonioterapia e silicone líquido industrial em travestis. O protocolo faz parte da política pública municipal voltada para a população GLTTB de Campinas e atende a reivindicação do movimento homossexual apontada no Orçamento Participativo (OP), na temática da Cidadania.

A redução de danos inclui medidas de saúde pública para diminuir as conseqüências adversas do uso de substâncias como drogas e silicone industrial e o uso indevido de substâncias como remédios e hormônios, que os travestis usam para tornar o corpo e a voz mais femininos. O uso indiscriminado dessas substância traz diversos riscos para saúde e efeitos colaterais que vão desde dor de cabeça e náuseas até embolia pulmonar e insuficiência hepática. Também há risco de morte.

Com a implantação do protocolo, a Secretaria Municipal de Saúde pretende capacitar os funcionários da rede para divulgar informações quanto aos riscos do uso indevido de hormônio e silicone e melhorar o atendimento a esse segmento da população, considerado marginalizado. "As ações na área de saúde também têm o intuito de colaborar no resgate da cidadania dos travestis", diz a médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora municipal da Saúde do Adulto.

Segundo Dora, entre os serviços que vão passar a ser oferecidos consta o apoio psicológico às pessoas que apresentam conflitos quanto ao seu corpo e o desejo de transformá-lo e para aquelas que já utilizaram o silicone líquido. Também será feita reinserção social através dos serviços sociais e profissionais que ofereçam propostas para o segmento.

O projeto de redução de danos vai ser colocado em prática, por meio de um projeto piloto, nos centros de saúde Itatinga (região Sudoeste), Anchieta (região Norte) e Centro (região Leste), e a expectativa é atender, inicialmente, 200 travestis. Eles vão passar por avaliação da equipe saúde que vai encaminhar os casos necessários para cirurgia plástica corretiva no Hospital Municipal Mário Gatti, da Prefeitura de Campinas.

O protocolo foi elaborado por uma equipe formada por representantes do Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CR-DST/Aids), da Policlínica 2, do Hospital Mário Gatti, do Núcleo de Apoio às Ações de Saúde (Naas) e dos Centros de Saúde. Todos estes serviços são da rede municipal de Saúde.

Conferência GLTTB. A segunda conferência GLTTB é organizada pelo Fórum de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas e faz parte da programação do II Mês da Diversidade Sexual. O evento começou nesta sexta-feira, 18 de junho, e ocorre também nestes sábado e domingo, a partir das 9h, na Estação Cultura, que fica na praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Durante o evento, com a presença de ativistas, secretários municipais, especialistas e políticos, vai ocorrer a discussão e troca de experiências de assuntos e estratégias referentes ao movimento homossexual.

Volta ao índice de notícias