Passeio encerra ciclo de atividades para hipertensos do Nova América

21/06/2004

O grupo de pacientes hipertensos do Módulo Paidéia de Saúde da Família do Nova América realiza na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, um passeio monitorado na Lagoa do Taquaral, o maior parque público de Campinas. A atividade encerra um ciclo de cinco palestras para trinta pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) moradores da área do Jardim Nova América, na Região Sul da cidade.

Os usuários do módulo vão sair da unidade às 8h e permanecem no parque até meio-dia. A primeira atividade do passeio será um relaxamento. Em seguida, eles vão praticar uma sessão de ginástica chinesa Lian Gong (lê-se liam cum) e fazer uma caminhada em torno da lagoa. Depois, os usuários vão desfrutar de um lanche coletivo. A viagem se encerra com uma dinâmica que inclui diversos jogos.

O passeio vai ser monitorado pelas agentes comunitárias de saúde Luciene Marques, Edina Silva, Vanessa Monteiro e Solange Ribeiro, e pela auxiliar de enfermagem Claudete Oliveira. Segundo a agente comunitária Solange Ribeiro, o grupo de hipertensos do Nova América tem como objetivo promover a qualidade de vida de seus usuários.

"O grupo tem, no total, 300 inscritos e as atividades envolvem equipes com até 30 pessoas de cada vez. Para esses pacientes são feitas palestras mensais com temas como dietas, exercícios físicos e saúde bucal, tudo voltado para hipertensos. O passeio fecha o ciclo. Durante esse período trocamos experiências, fazemos recomendações de saúde e podemos acompanhar os usuários do módulo mais de perto", informa Solange.

O Módulo Paidéia do Jardim Nova América fica na rua José Belani, 286, no Jardim Nova América, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. O telefone é 3265-2001. A unidade é referência para 11 mil habitantes de três bairros da região Sul de Campinas.

Volta ao índice de notícias