Oito ambulâncias novas reforçam frota do Samu

22/06/2004

Denize Assis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas recebeu nesta terça-feira, 22 de junho, do Ministério da Saúde, oito novas ambulâncias equipadas. O reforço na frota é mais uma da série de medidas anunciadas pelo Ministro da Saúde, Humberto Costa, para a modernização do Samu/Campinas durante visita à cidade em de março deste ano. Na ocasião, o município passou a integrar a rede nacional de Samu e foi incluído na Política Nacional de Atenção às Urgências.

Com as novas ambulâncias, o Samu/Campinas passa a contar com uma frota própria composta por mais de 20 veículos, entre viaturas básicas e equipadas com Unidade de terapia Intensiva (UTI) ou suporte avançado. Até 2001, o serviço atuava com frota terceirizada.

Além das ambulâncias, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar, desde março, para o Samu/Campinas uma verba mensal de R$ 260 mil, o que representa aproximadamente 50% do custo total do serviço. Também foram destinados R$ 200 mil para investimentos na ampliação da central de regulação médica de urgência.

"O investimento do Governo Federal, que inclui o reforço na frota, permite que Campinas melhore e amplie ainda mais a assistência prestada à população nos casos de urgência. A modernização também permite consolidar a política de atenção às urgências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do município", diz Joaquim José de Oliveira Filho, coordenador da área de urgência da Secretaria de Saúde de Campinas.

Segundo Oliveira Filho, com a ampliação da frota, a Secretaria de Saúde de Campinas vai poder também colocar em prática o projeto de descentralizar o atendimento do Samu. A idéia é instalar bases em pontos estratégicos da cidade para, assim, tornar o serviço ainda mais ágil.

Disponibilidade. A população de Campinas já conta com o Samu, que atua conforme modelo proposto pelo Ministério, há oito anos. A unidade, da Prefeitura, presta atendimento de urgência e emergência no local onde o cidadão se encontra e, se necessário, após estabilizar a vítima, transporta-a para um serviço médico. O serviço atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.

Para tanto, o serviço conta com equipes de suporte básico (motoristas, socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem), capacitadas para atendimento das urgências com risco moderado de vida e equipes de suporte avançado (motoristas, médicos e enfermeiros) para atendimento das urgências graves, que necessitam resposta imediata e intervenção mais complexa.

Além da frota de mais de 20 veículos, o Samu/Campinas conta com central de regulação médica de urgência para coordenar os atendimentos. A central funciona 24 horas por dia sempre com a presença de um médico. O médico regulador vai avaliar as necessidades de cada pedido de ajuda e dará a melhor resposta para cada caso, que pode ser uma orientação, um conselho ou o envio de uma ambulância.

O Samu/Campinas recebe 5 mil solicitações por mês e ainda realiza o transporte de 2,5 mil pacientes crônicos, que, sem recursos próprios, carecem de ser transportados para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimoterapia. Para acionar o Samu, basta um telefonema gratuito para o número 192.

Volta ao índice de notícias