CS Capivari e Policlínica 3 promovem festas para marcar dia de São João

24/06/2004

Para marcar o dia de São João, comemorado em 24 de junho, duas unidades de saúde da Prefeitura promovem festas juninas nesta sexta-feira, dia 25. No Centro de Saúde (CS) Capivari (região Sudoeste), os usuários idosos participam de um arraial que foi organizado pela equipe do próprio CS com apoio dos pacientes e parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi). Na policlínica III (região Sul), os pacientes vão ser recebidos pelos funcionários com uma mesa de comidas típicas desta época do ano.

A festança do Capivari inclui comidas típicas e quadrilha com casamento caipira. A trilha sonora fica por conta de um sanfoneiro da terceira idade que integra o grupo de idosos do Sesi. De acordo com a psicóloga Inajara Lopes, coordenadora do CS Capivari, esse tipo de evento promove melhoria na qualidade da atenção à comunidade, indo além do ato clínico. "Uma confraternização como esta dá retorno para a saúde dos idosos, já que durante o evento eles fazem atividades físicas, se divertem e conhecem outras pessoas", diz.

Inajara informa que, devido a promoções como esta, o CS Capivari tem conseguido proporcionar melhores condições de saúde para hipertensos, pacientes com depressão e com outros problemas que podem ser controlados e amenizados com atividades que vão além do consultório médico. A festa no Capivari está programada para começar às 13h e terminar às 16h. A expectativa é que 80 idosos dos grupos de hipertensos, caminhadas e ginástica do CS participem do arraial.

Na policlínica III, a estimativa é de que mais de 200 pessoas participem da festa, entre funcionários e pacientes. Também é esperada a presença de um sanfoneiro da região Sul. A enfermeira Maria do Carmo Ribeiro, coordenadora da Policlínica III, afirma que estas iniciativas servem para reforçar a integração entre a equipe de saúde e os pacientes. A confraternização começa às 8h e termina às 18h.

O CS Capivari atende cerca de 500 pessoas diariamente e é referência para 22 mil pessoas de sete bairros da região Sudoeste de Campinas. A unidade conta com três equipes do Paidéia, as equipes Andorinha, Abelha e Beija-Flor. O CS fica na rua Padre Eustáquio, 299, e os telefones são 3223 6260 e 3223 4533. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 17h30.

A policlínica III fica na rua Prefeito Faria Lima, 90. Os telefones são 3273-5191, 3273-5945, 3272-9843. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.